Google pede desculpas e desliga alerta de terremotos no Brasil após aviso falso

Publicado em 14/02/2025, às 13h51
Notificação de terremoto enviada pelo Google a um usuário na madrugada desta sexta - Reprodução

Folhapress

O Google pediu desculpas aos usuários por ter emitido um falso alerta de terremoto na madrugada desta sexta-feira (14) próximo à costa de Ubatuba (SP). A notificação foi enviada por volta das 2h20 para celulares que usam a tecnologia Android em São Paulo e no Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM

A empresa disse que seu sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região.

Esse sistema é acionado a partir de pequenos acelerômetros que podem sentir vibrações, indicando que um terremoto pode estar ocorrendo.

"Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas", afirmou a empresa.

Segundo o Google, o sistema Android de Alertas de Terremotos usa celulares para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Em nota, a companhia disse que "ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial".

O aviso emitido nesta madrugada localizava o epicentro do tremor a cerca de 55 km de Ubatuba, no litoral paulista, no mar. Segundo a mensagem, o tremor teria magnitude de até 5,5.

Por volta das 3h da madrugada, porém, a Defesa Civil de São Paulo publicou um comunicado afirmando que não havia emitido nenhum alerta de terremoto.

"Segundo o Centro de Sismologia da USP não foi registrado nenhum terremoto no Estado de SP nesta madrugada. Não há nenhuma ocorrência relacionada com terremoto em atendimento", afirmou o órgão.

O USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), um dos principais órgãos de monitoramento de terremotos no planeta, também não registrou ocorrências.

Em seu site, o Google explica como funciona o sistema: "Se o telefone detectar algo que ele acha que pode ser um terremoto, ele envia um sinal para o nosso servidor de detecção de terremotos, junto com uma localização aproximada de onde o tremor ocorreu. O servidor então combina informações de vários telefones para descobrir se um terremoto está acontecendo."

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas Grávida de gêmeos viraliza após mostrar técnica inusitada para evitar parto prematuro; veja O que os brasileiros mais procuraram em 2025? Google divulga ranking com surpresas Ícone nacional vai ganhar um parque temático no Brasil; veja detalhes