Governador cobra aprovação de projeto de lei que torna obrigatório uso de máscara

Publicado em 12/03/2021, às 12h20
Foto: Felipe Brasil / Agência Alagoas -

Paulo Victor Malta e Eberth Lins

Nesta sexta-feira (12), na coletiva onde foram anunciados benefícios para o comércio durante a pandemia, o governador Renan Filho (MDB) reforçou a importância de tornar obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos no estado, fazendo uma cobrança ao Poder Legislativo, onde tramita projeto de lei disciplinando o tema. 

LEIA TAMBÉM

Ele reforçou que enviou um Projeto de Lei (PL) à Assembleia Legislativa (ALE), e que aguarda avaliação das comissões da Casa.

"É muito importante que este projeto seja aprovado. Aprovar o uso de máscara é impor algum tipo de multa para quem não usa e prefere não se preocupar com a vida alheia. Aproveito para fazer um apelo por meio desse evento", disse o governador.

Enviado em agosto de 2020, o PL quer tornar infração penal o não uso da máscara, comportamentoo da parte da população que desde já é onsiderado irresponsabilidade por especialistas da área de saúde, considernando o alto risco de contágio da Covid-19.

"Essa doença é coletiva. O cidadão que não usa máscara às vezes nem paga um preço muito caro, porque é jovem, não tem comorbidade, não adoece ao ponto de precisar internar, mas ele pode contaminar outras pessoas. E ao contaminar outras pessoas, pode levar pessoas à morte. O debate profundo feito pela ALE é muito importante para que a gente chegue a uma decisão em Alagoas, se teremos ou não lei para exigir o uso obrigatório (de máscara) do cidadão", ressaltou o governador.

Se aprovada, a medida deve ser cumprida por todo cidadão que transitar em espaços públicos, estabelecimentos comerciais, industriais, bancários, empresas prestadoras de serviços e outros locais em que possa haver aglomeração de pessoas durante o período de pandemia da Covid-19.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar