Governadores propõem repassar ao Amazonas 5% de nova remessa de vacina

Publicado em 22/01/2021, às 11h21
Itawi Albuquerque / TNH1 -

Correio Braziliense

O Fórum Nacional dos Governadores propõe que o Ministério da Saúde repasse para o estado do Amazonas 5% das novas remessas de doses de vacina contra a covid-19 que chegarem ao Brasil. O restante seria rateado entre os estados. A proposta foi discutida na noite da última quinta-feira (21). De acordo com o governador do Piauí e coordenador da estratégia para vacina contra Covid-19 no Fórum, Wellington Dias (PT), não houve oposição.

LEIA TAMBÉM

Segundo ele, a medida é humanitária, mas também estratégica, e recebeu apoio de técnicos do Ministério da Saúde. "Defendi uma proposta técnica apresentada, e tivemos aprovação dos governadores para que possamos, agora, na distribuição desse novo lote de vacinas, tirar uma fatia maior, algo como 5%, cerca de 300 mil doses, para viabilizar a vacinação em Manaus e nesses municípios mais afetados", afirmou. 

De acordo com ele, em reunião com técnicos da pasta na noite da última quinta-feira, foi apontada a gravidade da situação em Manaus, que tem uma nova cepa do coronavírus cuja transmissibilidade é alta. "A situação é muito séria e já se espalha na região", pontuou. O governador frisou que a "situação é muito mais grave do que antes. "E o pior: o vírus começa a se espalhar, já com presença forte na divisa com o estado do Pará", disse.

Nos 5%, os governadores levaram em consideração 2 milhões de doses da vacina de Oxford/Astrazeneca que chegam ao Brasil nesta sexta-feira (22), e 4,8 milhões de doses da CoronaVac, da farmacêutica Sinovac, produzida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan. Então, o Amazonas ficaria com 340 mil doses. No caso das primeiras 6 milhões de doses da CoronaVac, já distribuídas, o Amazonas ficou com 282.320, o que representa 4,71% do total — ou seja, o percentual agora seria um pouco maior.

O instituto Butantan entrou com o pedido de uso emergencial do novo lote junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que irá analisar a requisição nesta sexta-feira à tarde. O diretor do Butantan, Dimas Covas, disse que essas doses já estão disponíveis.

Wellington Dias afirmou que a proposta, que recebeu o apoio de todos os governadores, "é uma ação não só humanitária, mas tecnicamente  estratégica para evitar a propagação do vírus. "Controlando, por exemplo, em Manaus, estamos controlando também no Brasil. A aprovação é um gesto importante do Fórum e apoiado pelo Ministério da Saúde", pontuou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem morre após realizar canal dentário em clínica odontológica Promessa do turfe morre aos 16 anos após cair de cavalo no RJ Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas