Governo adota articulação de secretarias como política de prevenção à violência

Publicado em 18/11/2015, às 20h16
-

Redação

Governo do Estado fortalece ações de prevenção da violência em Alagoas (Crédito: Márcio Ferreira/Agência Alagoas)

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), realizou, nesta quarta-feira (18), o I Seminário Alagoas nos Rumos da Prevenção. O evento, que aconteceu no Hotel Radisson, em Maceió, marca a nova política estadual de prevenção que vai se articular com várias secretarias de Estado para centralizar ações estratégicas de precaução à criminalidade e controle social nos territórios de maior vulnerabilidade.

O seminário é considerado o primeiro trabalho de difusão do decreto, que será assinado pelo governador Renan Filho e que institui a política estadual de prevenção à violência.

De acordo com o secretário Jardel Aderico, é preciso unir todos os esforços para uma ação ampla e efetiva no tocante ao tema.

“É necessário confirmar uma lógica muito conhecida: tecer uma nova política de prevenção, um novo jeito de cuidar das pessoas. Traçar metodologias coletivas para gerar política de prevenção com olhar mais humanizado”, pontuou o secretário.

Para Aderico, a nova política precisa seguir os passos de uma consciência que gera sentido. “Nosso cérebro contém informação, mas também interpreta e produz sentidos. Peço para que todos os envolvidos mergulhem nesse trabalho tão importante”, disse.

O secretário do Trabalho e Emprego, Rafael Brito, disse que a prevenção é um dos pontos centrais do Governo de Alagoas.

“Quando há prevenção, não é necessário a repressão. É a inteligência vencendo a violência. A sociedade também pode e deve fazer tudo que estiver ao seu alcance para se antecipar e evitar a violência. O Estado está aqui para incentivar e ajudar a prevenir. É uma via de mão dupla, uma complementa a outra”, destacou, ao ler a mensagem enviada pelo governador Renan Filho.

Para o líder do Movimento de Humanização das Grotas, Robson Lima, é a primeira vez que ações dessa natureza conseguem tomar dimensões animadoras para o Estado.

“Pela primeira vez um governo reconheceu que grotas existem. Quando ouvi os jovens do Pelotão Mirim do 3º Batalhão da Polícia Militar cantando o hino nacional fiquei aqui pensando nos jovens das grotas que muitas vezes não têm oportunidades, mas essa realidade vai mudar”, disse a liderança logo após a apresentação do Pelotão Mirim.

A prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, destacou a importância do trabalho em conjunto em busca de soluções inteligentes relacionadas à prevenção.

“Que bom que o governador Renan Filho teve a sensibilidade de compreender que a prevenção precisa se propagar para todo o Estado. Essa sinergia entre as secretarias e a sociedade civil é primordial para que as ações aconteçam de forma efetiva. Colocamo-nos à disposição para seguir os caminhos e trabalhar entendendo que cada um de nós podemos e devemos fazer uma ação séria de prevenção em Alagoas”, enfatizou.

A abertura do seminário teve a presença de vários secretários de Estado, da Polícia Militar, de movimentos sociais e da sociedade civil.

O evento prosseguiu com as palestras do professor João Roberto Araújo com o tema: “Aspectos gerais sobre o fenômeno da violência” e do  representante da Nações Unidas, Rafael Franzini-Batlle, com o tema “Estratégias de integração de boas práticas para a América do Sul”.



Fonte: Agência Alagoas


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer