Governo anuncia demissão de presidente do INSS após crise das filas

Publicado em 28/01/2020, às 19h15
Agência Brasil -

Exame

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, anunciou nesta terça-feira (28) que o presidente do INSS(Instituto Nacional do Seguro Social), Renato Vieira, deixará o cargo.

LEIA TAMBÉM

A mudança ocorre após uma crise de filas no instituto. Mais de 2,4 milhões de benefícios chegaram a ficar parados à espera de análise; Atualmente, o número é de 1,3 milhão.

O novo presidente do INSS será Leonardo Rolim, que é atualmente secretário da Previdência e foi um dos principais articuladores da reforma do governo na área.

Pela manhã, os três (Marinho, Vieira e Rolim) participaram de reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Medidas

Marinho também anunciou na coletiva de imprensa desta terça-feira que uma medida provisória (MP) será editada pelo governo para selecionar funcionários civis aposentados para acelerar o acesso a benefícios do INSS.

A equipe econômica tem dito que o represamento nos últimos anos ocorreu devido à redução da força de trabalho do órgão.

Mais cedo neste mês, o governo já havia divulgado que abriria a possibilidade de contratação, de forma temporária, de até 7 militares da reserva para a mesma tarefa.

A possibilidade de contratação exclusiva de militares, no entanto, foi questionada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Promessa do turfe morre aos 16 anos após cair de cavalo no RJ Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo