Governo apresenta projetos da LOA e do Plano Plurianual na Assembleia

Publicado em 22/10/2019, às 17h21
Reprodução/Ascom Seplag -

Agência Alagoas

O Governo de Alagoas apresentou, nesta terça-feira (22), os projetos da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2020 e o do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2020 a 2023. O momento, que foi mediado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), aconteceu durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

LEIA TAMBÉM

Convocado por meio do presidente da comissão de Orçamento, Finanças, Planejamento e Economia da ALE, o deputado Inácio Loiola (PDT), o debate visou esclarecer, junto ao Legislativo e à sociedade civil, pontos importantes dos documentos que norteiam e dão base para as ações e políticas públicas a serem implementadas pelo Governo do Estado.

“Essa audiência é muito relevante porque é de grande interesse da sociedade alagoana participar dessa discussão, que definirá o futuro do nosso estado. A partir daqui, as matérias voltam para a comissão, para que possam receber emendas de cada parlamentar e, posteriormente, serão encaminhadas aos relatores desses projetos. Depois de apreciadas pela comissão, seguem para apreciação no plenário”, explicou o deputado.

Um dos projetos discutidos na audiência foi o do Orçamento para 2020. Desenvolvida por meio da Superintendência de Orçamento Público (SOP) da Seplag, a LOA tem o intuito de orçar o montante que será destinado às secretarias e órgãos do Executivo, bem como de fixar a despesa para os mesmos durante o ano de 2020. De acordo com o documento, a receita estimada para o ano que vem é de R$ 10.151.148.367

Na ocasião, o plenário também debateu a matéria que estabelece os objetivos, diretrizes e metas para os próximos quatro anos de exercício da máquina pública alagoana. O Plano Plurianual, como é conhecido, neste ano, está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que traçam um plano de ação para áreas consideradas cruciais à humanidade e ao planeta. Além disso, o Plano traz ainda indicadores socioeconômicos que devem facilitar a avaliação do impacto das ações do governo.

“Ambos os documentos seguem comprometidos com as demandas prioritárias da população, respeitando os limites dos cofres públicos e almejando, sobretudo, um desenvolvimento sustentável para Alagoas. Para nós, este é um momento muito especial porque é quando temos a oportunidade de trazer a público, para discussão e aprimoramento, dois trabalhos desenvolvidos com muito empenho e que possuem impacto significativo na vida de cada alagoano”, afirma o secretário da Seplag, Fabrício Marques Santos.

A expectativa é que a Assembleia Legislativa aprove ambos os projetos até o fim de dezembro deste ano. Além de representantes da Secretaria do Planejamento, a audiência contou com a presença da sociedade civil, de representantes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), do Tribunal de Contas, do Tribunal de Justiça e do Ministério Público Estadual.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas