Governo argentino estabelece imposto de 30% para compras de dólares no exterior

Publicado em 15/12/2019, às 19h58
-

Sylvia Colombo/Folhapress

O governo argentino anunciou nova medida neste domingo (15), estabelecendo um imposto de 30% para compras de dólares no exterior, o que incluirá compras de passagens e pagamentos de serviços no exterior, como serviços de streaming, como o Netflix.

LEIA TAMBÉM

A informação foi dada pelo chefe de gabinete, Santiago Cafiero. "Os argentinos e argentinas que tenham possibilidades de viajar para fora do país para fazer compras têm o dever de dar seu aporte para a sociedade. Essas compras são pagas com dólares do nosso Banco Central, dólares dos quais temos que cuidar muito", declarou.

No sábado (14), Alberto Fernández decidiu que, a partir de segunda-feira (16), estão suspensos de modo temporário os registros de vendas de grãos e seus subprodutos para o exterior.

Por decreto, Fernández fixou uma taxa de 9% a mais sobre as que já existiam sobre produtos agropecuários.

As medidas têm como objetivo arrecadar fundos para, entre outras coisas, o pacote de assistência aos mais humildes e aos aposentados que vai ser tratado pelo Congresso a partir da semana que vem, em regime de emergência.

Igualmente por decreto publicado neste sábado, o governo declarou "emergência pública em questões de emprego" e estabeleceu o pagamento de uma dupla indenização para as demissões sem justa causa. O decreto tem validade por um período de 180 dias.

A partir de segunda-feira, o Congresso, convocado para sessões extraordinárias, vai dar inicio a uma discussão e possível aprovação de diversas medidas de emergência consideradas necessárias pela nova gestão, como adiantou em sua primeira entrevista coletiva, o ministro Martin Guzman (Economia).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos