Governo autoriza contratação de até 9.580 temporários para o IBGE

Publicado em 12/08/2025, às 12h32
- Foto: Arquivo/Agência Brasil

Júlia Galvão/Folhapress

O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) e o MPO (Ministério do Planejamento e Orçamento publicaram, nesta terça-feira (12), uma portaria que autoriza a contratação temporária de 9.580 profissionais para o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

LEIA TAMBÉM

Do total de vagas, 8.480 serão para a função de agente de pesquisas e mapeamento, responsável pela coleta de informações, e 1.100 para supervisor de coleta e qualidade, que atua no acompanhamento e supervisão do trabalho de campo.

O edital de abertura de inscrições deverá ser publicado em até seis meses e o ingresso dependerá de aprovação em processo seletivo simplificado. O prazo de duração dos contratos será de um ano, podendo ser prorrogado por até três anos, de acordo com a necessidade de conclusão das atividades. A remuneração será definida pelo IBGE.

As contratações serão destinadas à execução de pesquisas estatísticas do IBGE em todo o país. Segundo o governo federal, a contratação tem como objetivo atender a necessidades de excepcional interesse público. A portaria foi assinada pelas ministras Esther Dweck e Simone Tebet.

DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS AUTORIZADAS

Na primeira edição do CNU (Concurso Nacional Unificado), o cargo mais concorrido estava vinculado ao IBGE para a posição de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas com especialidade em engenharia civil. Ao todo, eram 14.191 candidatos concorrendo para cada vaga.

O instituto foi contemplado com 895 vagas em concurso público unificado do governo federal. O órgão não está participando, no entanto, da edição deste ano.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Processo seletivo oferece 200 vagas para professores de inglês em rede pública de Alagoas Procurando Emprego? Sine Alagoas oferece mais de 2 mil vagas esta semana Jovens de 17 a 24 anos lideram empregos com carteira assinada em Alagoas em 2025 Setor de serviços liderou a criação de empregos em Alagoas em 2025; confira os números