Governo avança com obra de Macrodrenagem no Tabuleiro; previsão de entrega é para dezembro

Publicado em 21/04/2017, às 07h03

Redação

O avanço nas obras de Macrodrenagem, no Tabuleiro dos Martins, começa a transformar o cenário na Grota do Bom Jesus, acostumada a sofrer com desmoronamentos e inundações, durante o inverno. Segundo último balanço da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), responsável pelo serviço, 60% do sistema já está concluído e, até dezembro deste ano, estará em operação.

LEIA TAMBÉM

O principal objetivo da Macrodrenagem é amortecer o excedente de água das chuvas que chega até a Lagoa da Coca-cola, para evitar alagamentos. Por isso, o Estado tem construído um canal de interligação hídrica dessa bacia para a Lagoa do Salvador Lyra, que passa por ampliação.

“Vamos ampliar a capacidade de armazenamento de água da Lagoa do Salvador Lyra e instalar, dentro dela, uma caixa reguladora de vazão. Isso fará com que a água chegue com menos força à Grota do Bom Jesus, por onde ela é conduzida até o rio Jacarecica”, explica a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado.

No passado, a falta de controle do curso da água provocou fortes tremores e até desabamentos na Grota, o que afetou mais de 60 famílias na localidade. Entre essas pessoas, estava Edvaldo dos Santos, que precisou deixar a área, após 30 anos de moradia. “A água vinha com muita potência, a barreira não aguentou e a terra foi abaixo, levando casa e tudo o que tinha junto. Na época de chuva, parecia até um terremoto”, lembra o ex-morador.

Diante da situação de risco, a Seinfra contemplou parte dessas famílias com habitações do Programa Minha Casa, Minha Vida, situadas no Residencial José Aprígio Vilela, em Jacarecica. “A casa é confortável e segura, que é o mais importante. E, daqui a três anos, eu já terei a certidão definitiva do imóvel, em meu nome”, destaca Edvaldo dos Santos.

Além da realocação de muitos moradores, o Estado também deu início às obras de contenção do processo erosivo da Grota do Bom Jesus. Para isso, tem sido realizado o retaludamento – processo de terraplagem para estabilizar a encosta –, com aterro e cortes do terreno em formato de escadarias, para o controle da drenagem da água.

Segundo o superintendente estadual de Projetos Especiais, Teógenes Café, com o avanço das obras de contenção de encosta e do canal de interligação entre as lagoas, os riscos já foram minimizados para o inverno que se aproxima. “Na fase atual da obra, já é possível afirmar que os riscos de desabamento da Grota do Bom Jesus são bastante improváveis. Com o término do serviço, previsto para dezembro, também resolveremos os problemas de inundações tanto na Grota como nos arredores do Distrito Industrial”, explica o gestor.

O processo também irá proteger a população ribeirinha do rio Jacarecica, que, além de sofrer com os riscos de desabamento, enfrentava fortes inundações. “Já aconteceu de a água alagar minha casa toda, até a altura do joelho. Por isso, sempre que chovia, a gente já ficava com medo do que vinha pela frente. Esse medo tem ido embora, à medida em que a obra ganha forma. Hoje, quando chove, a realidade já é bem diferente, não temos os riscos de antes”, relata Marlon Costa, morador da região.

A obra da Macrodrenagem possui mais de R$ 18 milhões de investimentos, provenientes do Ministério das Cidades e contrapartida do Governo de Alagoas. Quando concluída, irá beneficiar cerca de 65 mil pessoas, na parte alta de Maceió.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Réveillon inédito na Barra de São Miguel trará experiência sensorial para o público 35+ Homem morre afogado em barragem de Coité do Nóia; sobrinho presenciou o caso Carreata do Natal Solidário entrega doações no Sertão de Alagoas Motorista morre preso às ferragens em acidente entre carro e caminhão, na BR-424, em Marechal Deodoro