Governo brasileiro quer diálogo entre Venezuela e Guiana

Publicado em 12/01/2019, às 19h35
Em nota, Itamaraty pede solução pacífica e segurança na região. | Reprodução -

Redação

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota neste sábado (12) onde reitera “compromisso” do governo brasileiro “de favorecer a solução pacífica da controvérsia territorial entre a Venezuela e a Guiana”.

LEIA TAMBÉM

O “diferendo Venezuela-Guiana” é em torno de uma área de fronteira. A controvérsia existe há um século, mas foi reacendida por causa da exploração de petróleo no litoral da Guiana.

Conforme noticiou a Agência Brasil na véspera do Natal, o governo Nicolás Maduro acusou a Guiana de violar a soberania da Venezuela após a incursão de dois navios contratados pela companhia transnacional ExxonMobil.

"Dada à flagrante violação de nossa soberania por navios de exploração de petróleo contratados pela Guiana, a Marinha Bolivariana começou a aplicar os protocolos pertinentes, com rigor e estrita adesão a acordos e tratados internacionais", disse o chanceler venezuelano, Jorge Arreaza.

O Itamaraty condicionou sua contribuição ao desfecho da crise política na Venezuela. “O Governo brasileiro estará pronto a contribuir junto à Venezuela para um diálogo frutífero com a Guiana, e vice-versa, quando haja um governo legítimo em funcionamento em Caracas”.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirma que o governo brasileiro “reitera, ademais, seu apoio à decisão do Presidente da Assembleia Nacional [Juan Guaidó] legítima da Venezuela de assumir constitucionalmente a Presidência da Venezuela”.

Em sua conta pessoal no Twitter, o chanceler Ernesto Araújo afirmou que "finalmente há esperança de democracia na Venezuela". Segundo o ministro, "o Brasil, sob o comando do Presidente Bolsonaro, está trabalhando incansavelmente para influenciar a dinâmica da região em favor da liberdade."

Finalmente há esperança de democracia na Venezuela. O Brasil, sob o comando do Pesidente Bolsonaro, está trabalhando incansavelmente para influenciar a dinâmica da região em favor da liberdade. Confiram nas imagens as notas mais recentes do Itamaraty sobre a situação venezuelana. pic.twitter.com/cetYs8VSo6

— Ernesto Araújo (@ernestofaraujo) 12 de janeiro de 2019
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresário assassinado tinha acabado de descobrir que seria pai Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira Novas regras para horários de entrada e saída de hotéis já estão valendo; veja o que mudou CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria e texto vai ao plenário