Governo dá início às comemorações do Mês da Consciência Negra

Publicado em 14/11/2019, às 14h09
Jonathan Lins -

Ascom Secult

Na manhã de hoje (14), o Governo de Alagoas iniciou as comemorações do Mês da Consciência Negra. O dia foi marcado com a inauguração da implantação e pavimentação do acesso à Serra da Barriga, em União dos Palmares. Durante a ocasião aconteceu a apresentação da Orquestra de Tambores e uma corrida na estrada agora inaugurada.

LEIA TAMBÉM

A Superintendente de Diversidade e Identidade Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL) esteve presente durante na solenidade, representando a titular da pasta, Mellina Freitas. “Mais um ano realizamos diversas ações alusivas ao mês da Consciência Negra. É um período muito importante para refletirmos sobre liberdade e estarmos mais mergulhados na cultura e preservação desse patrimônio que é a Serra da Barriga”, disse Perolina.

Como forma de encerrar o dia de comemoração, a Secult, através do projeto Cultura Para Todos, leva até o município de União uma programação musical que conta com as apresentações de Vibrações, Solange Almeida, Peruano e Forrozão das Antigas. O evento é gratuito e acontece a partir das 21h.

Mais ações

Até o dia 20 de novembro acontecem em Maceió e em União dos Palmares diversas ações. O projeto “Vamos Subir a Serra”, direcionado à comunidade negra e a sociedade em geral, leva a reflexão do episódio histórico da luta pela liberdade no solo sagrado do Quilombo dos Palmares.

Com mais de 30 ações, o projeto evidencia a temática étnico-racial de forma plural, levando a interação e o pertencimento através de seminários, palestras, shows, oficinas e muito mais.

Até 17 de novembro, na Praça Multieventos, na Pajuçara, em Maceió; acontece a primeira etapa do projeto. No dia 19, as atividades acontecem na Serra da Barriga e encerrando o evento, a Mostra Quilombo de Cinema Negro, dos dias 20 a 22, no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió.

Integrando a programação, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), realiza o 4º Festival Quilombola, que celebra a gastronomia afro-brasileira. O evento acontece entre os dias 14 e 17, das 17h às 22 horas, na Praça MultiEventos, na praia de Pajuçara, em Maceió.Durante o evento o público poderá provar 20 pratos de 20 restaurantes diferentes. Acarajé, Erêmin Dayó, Bobó, Olóómi, Tabuleiro da Baiana e Assado com Farofa Xapanã são algumas das delícias que serão servidas ao público, todas no valor fixo de R$ 15 cada. A entrada é gratuita e o festival contará com apresentações artísticas e culturais.
As atividades recepcionam a data 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, onde acontecem os tradicionais ritos na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

Confira toda a programação nas redes sociais da Secult: @secultal.

Sugestão de legenda: Até o dia 20 de novembro acontecem em Maceió e em União dos Palmares diversas ações.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas