Governo da Rússia bloqueia acesso ao Facebook em todo o país

Publicado em 04/03/2022, às 17h20
Valter Campanato/Agência Brasil -

UOL

O governo do presidente russo, Vladimir Putin, decidiu hoje bloquear o acesso ao Facebook em todo o país.

LEIA TAMBÉM

"Desde outubro de 2020, 26 casos de discriminação contra a mídia russa e recursos de informação pelo Facebook foram registrados. Nos últimos dias, a rede social restringiu o acesso a contas: o canal de TV Zvezda, a agência de notícias RIA Novosti, Sputnik, Russia Today, os recursos de informação Lenta.ru e Gazeta.ru", afirmou o Kremlin em nota.

Segundo o governo, essas restrições são proibidas por lei federal.

"Essa medida é adotada, entre outras coisas, para evitar violações dos princípios-chaves do livre fluxo de informações e do acesso irrestrito dos usuários russos à mídia russa em plataformas estrangeiras da internet", informou o Kremlin.

As páginas da internet do Facebook e de mídias independentes ficaram parcialmente inacessíveis na madrugada desta sexta-feira (4) —noite de quinta-feira no Brasil— na Rússia, onde as autoridades reforçam o cerco a vozes críticas em meio à guerra contra a Ucrânia.

O serviço de vigilância GlobalCheck identificou problemas para acessar o site do Facebook, o meio de comunicação independente local Meduza, as estações Deutsche Welle e Radio Free Europe/Radio Liberty, e o serviço de língua russa da BBC.

Facebook reage - Ao comentar hoje sobre o bloqueio, o Facebook disse que a medida privaria milhões de pessoas de informações confiáveis e de um fórum para trocar opiniões. "Milhões de russos comuns em breve serão privados de informações confiáveis", disse Nick Clegg, vice-presidente de assuntos globais da Meta, empresa controladora do Facebook.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias