Governo de AL lança a campanha “Deixe Ela Quieta!” contra assédio e importunação às mulheres

Publicado em 10/02/2023, às 14h27
Foto: Divulgação -

Ascom Semudh

Durante as festividades do Carnaval 2023, o Governo de Alagoas, por meio das Secretarias de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e da Saúde (Sesau), junto ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher de Alagoas (Cedim), lançam a campanha “Deixe Ela Quieta!”, que tem por objetivo o combate ao assédio e a importunação sexual contra mulheres em Alagoas.

LEIA TAMBÉM

Dados do Alagoas Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022 revelam que o Estado é o segundo do Brasil com maior aumento de casos dos crimes, indicando um crescimento de 117,3% entre os anos de 2020 e 2021. De acordo com o levantamento, foram 77 registros em 2020 contra 168 no mesmo período de 2021.

A campanha visa esclarecer e conscientizar, a partir de uma frase bastante característica da nossa região, que não se pode tocar em uma mulher sem permissão e/ou assediá-la na rua com palavras que atentem à honra e causem constrangimentos à vítima.

Os crimes de assédio e importunação sexual estão previstos nas Leis nº 10.224, de 15 maio de 2001 e nº 13.718, de 24 de setembro de 2018. Ambos são crimes contra a liberdade sexual, com penas que vão de 1 a 2 e 1 a 5 anos, respectivamente. 

Durante os dias de prévias e de carnaval, as Secretarias atuarão em conjunto na distribuição de panfletos com informações sobre os crimes de assédio e importunação sexual, cartazes, praguinhas, entre outros materiais, com mensagens de empoderamento feminino e respeito às mulheres. 

“Uma das principais ferramentas de enfrentamento à violência, ao assédio e ao machismo é a informação. É o ato de empoderar a mulher e apoiá-la para que ela conheça os seus direitos e tenha coragem para denunciar e combater esses abusos. A Campanha tem o objetivo principal de disseminar este conhecimento e fortalecer a sororidade entre a população feminina em tempos de festa”, reforçou a secretária da Semudh, Maria Silva.

O material conta com um QRCode que dará acesso a links para denúncias, contatos de atendimento do Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CEAM), da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS) e da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Alagoas.

A campanha “Deixe Ela Quieta!” inicia hoje no Jaraguá Folia e continuará mesmo após o carnaval, sendo um projeto permanente do Governo para o combate dos casos de assédios e importunação sexual em Alagoas

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Escolas de samba vão às ruas da Ponta Verde na primeira noite de desfiles em Maceió Operação Lei Seca registra redução de 25% nas situações de alcoolemia durante o Carnaval Operação Carnaval: Alagoas registra redução de 10% no número de feridos em acidentes nas BRs Beija-Flor é a campeã do Carnaval RJ 2025; veja classificações