Governo de Alagoas apresenta Lei de Diretrizes Orçamentárias em audiência pública

Publicado em 04/06/2019, às 18h23
-

Redação

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), apresentou, nesta terça-feira (04), o projeto de lei número 76/2019 que define as metas e prioridades da administração pública para o exercício financeiro de 2020. O momento ocorreu durante audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa (ALE). 

LEIA TAMBÉM

Desenvolvida por meio da Superintendência de Orçamento Público (SOP) da Seplag, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que é elaborada em conformidade com o Plano Plurianual (PPA) do Estado, é a responsável por traçar as diretrizes necessárias à preparação da Lei Orçamentária Anual (LOA). 

“A LDO norteia o andamento da máquina pública e traz as metas, os riscos fiscais e ações que envolvem áreas muito importantes para a população alagoana, como a segurança pública, a educação, a saúde e saneamento básico, miséria e inclusão social, entre outras. É um instrumento que viabiliza o fomento de políticas públicas e que tem forte impacto na relação do Estado com a sociedade”, explica o superintendente de Orçamento Público, Wagner Sena. 

Segundo o secretário do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos, a peça que foi entregue ao Executivo segue pilares que têm desempenhado papel significativo na gestão pública alagoana nos últimos anos, como qualidade do gasto, transparência e entrega à sociedade. Ele explica, ainda, que o documento reflete também as transformações do cenário político e econômico brasileiro atual. 

“Temos estudado muito o que outros estados vêm fazendo em relação à LDO e acompanhado, sobretudo, as mudanças pelas quais o Brasil está passando nesta conjuntura. Buscamos, por meio deste documento, aperfeiçoar o ciclo do planejamento e fazer com que as demandas dos alagoanos sejam priorizadas, sem deixar de levar em conta o panorama econômico que vivemos”, afirma o secretário.  

De acordo com a Seplag, a partir de agora, a peça orçamentária segue para apreciação dos parlamentares. A expectativa é que, em breve, a avaliação seja encaminhada ao Executivo para a continuidade dos trâmites legais. 

Além da presença de representantes da Secretaria do Planejamento e da sociedade civil, a audiência também contou com a participação do secretário de Estado da Fazenda, George Santoro. Estiveram presentes ainda no momento o deputado e presidente da Comissão de Orçamento, Finanças, Planejamento e Economia, Inácio Loiola (PDT), a deputada Ângela Garrote (PP), a deputada Jó Pereira (MDB), a deputada Fátima Canuto (PRTB) e o representante do Ministério Público Estadual (MP-AL), Carlos Eduardo Cabral.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas