Governo de Alagoas articula capacitação de agentes públicos para combate à desinformação

Publicado em 04/07/2025, às 16h24 - Atualizado às 16h24
- Agência Alagoas

Agência Alagoas

O secretário de Estado da Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, articulou na manhã desta quinta-feira (3), uma parceria estratégica com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), em Brasília. A reunião contou com a participação de representantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da equipe técnica do IBICT, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e debateu iniciativas para a fortalecer a integridade da informação pública no Estado.

LEIA TAMBÉM

Durante o encontro, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo de Alagoas e o IBICT para desenvolver projetos de enfrentamento à desinformação e de acesso qualificado à informação científica, especialmente por meio da realização, ainda este ano, do curso “Influsciencers” (Influencers da Ciência) em Alagoas. O curso, que será ministrado durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas, qualificará jovens e criadores de conteúdo digital para a produção de conteúdos sobre ciência.

Outro eixo discutido foi a formação de agentes de atenção básica à saúde, de endemias e de primeira infância, com foco no combate à desinformação em temas como vacinação. A proposta é qualificar esses profissionais em multiplicadores da informação confiável nas comunidades em que atua, mitigando a circulação de conteúdos desinformativos que desestimulam a imunização. “O combate à desinformação passa por abordagens acolhedoras, que consigam ouvir as angústias e ansiedades. Não adianta fazer enfrentamento. Conseguir reverter a desinformação passa por um processo de escuta ativa. Quando um agente, que já é próximo da família, atua na mitigação da desinformação, a gente alcança mais resultados”, explica o coordenador do Núcleo de Integridade da Informação de Alagoas, José Jance Marques.

O encontro abriu caminhos para novas colaborações entre o Governo de Alagoas e o IBICT, especialmente com foco no aprimoramento das políticas públicas de comunicação, a partir do uso ético, transparente e baseado em evidências da informação pública. “A desinformação é um dos maiores desafios contemporâneos. Fortalecer parcerias com instituições como o IBICT e a UFAL é estratégico para ampliar o acesso à informação de qualidade, proteger a democracia e aproximar a ciência do cidadão”, destacou Wendel Palhares.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE