Governo de Alagoas busca investimentos para obras de infraestrutura e turismo

Publicado em 11/09/2019, às 11h47
Divulgação Agência Alagoas -

Agência Alagoas

O Governo de Alagoas dá mais um passo em direção ao desenvolvimento econômico e social do estado por meio do turismo. Dessa vez, o executivo estadual busca recursos junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), para investimentos em obras de saneamento básico, malha viária, urbanização e mobilidade que impulsionarão a atividade turística em diversas cidades alagoanas.

LEIA TAMBÉM

O Banco de Desenvolvimento da América Latina tem por objetivo promover um modelo de desenvolvimento sustentável, por meio de operações de crédito, recursos não reembolsáveis e apoio em estruturação técnica e financeira de projetos dos setores público e privado da América Latina. Constituído em 1970 e atualmente composto por 19 países – 17 da América Latina e Caribe, além de Espanha e Portugal – e 13 bancos privados, é uma das principais fontes de financiamento multilateral e um importante gerador de conhecimento para a região.  

Junto ao CAF são pleiteados 140 milhões de dólares para criação do programa Estrutura Alagoas, que investirá estes recursos em projetos que vão desde obras de duplicações – como da rodovia Estadual AL-101 Norte, no trecho que liga a capital Maceió e Barra de Santo Antônio – até saneamento, urbanização e mobilidade da região de Norte de Alagoas, em municípios como Maragogi e na Rota Ecológica de Milagres, que abrange as cidades de São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe e Porto de Pedras.

A região a ser beneficiada concentra o segundo maior polo indutor de turistas para Alagoas, de acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito. 

“Estas obras serão essenciais ao desenvolvimento econômico e social do estado porque contemplamos o segundo polo indutor de turistas para Alagoas. Com os investimentos no esgotamento sanitário de Maragogi e de todos os municípios da rota ecológica nós resolveremos gargalos – como a falta de água e saneamento básico - que atrapalham o progresso do turismo há muitos anos, além de beneficiarmos os milhares de moradores da região. Com a infraestrutura adequada, essa região se consolidará no mercado internacional do turismo, atraindo cada vez mais turistas de dentro e fora do país, fortalecendo a economia da região, com mais oportunidades e geração de renda no setor”, ressalta.

Para a presidente executiva do Costa dos Corais Convention Visitors e Bureau (CCVB), Ana Maria Carvalho, entidade que promove o turismo na região Norte do estado, as obras são aguardadas pelo trade turístico e população há algum tempo. “Nós reconhecemos a iniciativa do governo de Alagoas em buscar recursos para estas obras que são essenciais para a região Norte do estado. Tanto é que fizemos questão de acompanharmos essa visita dos diretores do CAF e dos representantes das secretarias, porque estes projetos estruturantes são de vital importância não só para os moradores, mas também para o turismo local”, conta.

Visita

Acompanhados de representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), da Fazenda (Sefaz), do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e Infraestrutura (Seinfra), diretores do CAF estiveram em Alagoas para missão técnica na primeira semana deste mês de setembro, visitando as áreas dos projetos, realizando reuniões temáticas e de revisão de aspectos institucionais e de execução do Programa.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas