Governo de Alagoas e Instituto Natura lançam política pioneira de proteção à mulher

Publicado em 31/07/2025, às 16h34
- Theo Chaves/TNH1

Theo Chaves

O Governo de Alagoas lançou, nesta quinta-feira (31), a Política Estadual Alagoas Lilás — uma iniciativa pioneira voltada ao fortalecimento da rede de apoio e atendimento às mulheres em situação de violência. O lançamento oficial foi conduzido pelo vice-governador Ronaldo Lessa, durante solenidade realizada no Palácio República dos Palmares, em Maceió.

LEIA TAMBÉM

A iniciativa é uma parceria do Governo Estadual com o Instituto Natura, e tem como objetivo proteger mais mulheres, reduzir os casos de feminicídio no estado e conscientizar a sociedade.

Em entrevista ao TNH1, o vice-governador Ronaldo Lessa ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado, os municípios e o Instituto Natura na construção de uma política pública estruturante, integrada e acolhedora, voltada para todas as mulheres alagoanas.

"É uma ação de liderança. O Governador Paulo Dantas resolveu transformar o Agosto Lilás em Alagoas Lilás. Com isso, não vai ser só o estado que vai ficar à frente do combate à violência contra a mulher. Nós queremos fazer uma campanha para colocar a mulher no patamar que ela sempre esteve, e dando toda a proteção necessária. Alagoas já vem fazendo isso, e com esse novo passo de hoje nós estamos sedimentando esse compromisso e trazendo novos parceiros. O governo não caminha sozinho, e é preciso que todos abracem essa política", disse Lessa.

Já para o diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad, o Alagoas Lilás tem o poder de transformar a realidade social do estado.

"É com muita alegria e privilégio que firmamos essa parceria. O Instituto Natura já é um parceiro de longa data do estado de Alagoas, Hoje, viemos inaugurar uma nova parceria, mas com a mesma lógica de atuação. Viemos apoiar as políticas públicas do estado, para que elas possam transfirmar a realidade social de Alagoas. Entedemos que a questão da violência contra as mulheres é uma questão moral. Se pensarmos no coletivo, é um discussão de todo o país. A violência contra a mulher provoca um impacto negativo em toda sociedade, desencadeando uma série de problemas sociais", destacou Saad.

Como a política funciona na prática? 

A política está estruturada em seis eixos estratégicos. Entre as iniciativas previstas, destaca-se a criação do Observatório da Mulher, que terá a função de produzir dados, monitorar indicadores e subsidiar políticas públicas mais eficazes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE