Governo de Alagoas garante acordo histórico entre Casal e Eletrobras

Publicado em 25/11/2016, às 16h20

Redação

O secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, mediou, nesta sexta-feira (25), acordo histórico para renegociação da dívida de R$ 252 milhões da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) com a Eletrobras Distribuição Alagoas, assinado pelos presidentes das instituições Vladimir de Abreu e Clecio Falcão.

LEIA TAMBÉM

O acordo envolve passivos de períodos anteriores, faturas pendentes dos anos de 2014 e 2015 e débitos provenientes de parcelas negociadas em 2008 que não foram pagas e que vão ser equalizados em pagamentos mensais de R$ 1,6 milhão ao longo de 20 anos.

As discussões foram iniciadas ainda em 2015 pela Secretaria da Fazenda junto à direção da Eletrobras no Rio de Janeiro, que aceitou assinar o acordo desde que o Tesouro Estadual se comprometesse a garantir o pagamento das parcelas caso houvesse algum descumprimento por parte da Casal.

“A Eletrobras aceitou as condições financeiras do acordo desde que o Estado desse garantia à operação, o que gerou a necessidade de adoção de uma série de medidas, a exemplo da aprovação da Lei nº 7.807/2016 na Assembleia Legislativa e do registro da operação no Tesouro Nacional”, explicou Santoro, acrescentando que o acordo figura entre os maiores já celebrados pela Eletrobras em todo o País.

O presidente da Casal, Clécio Falcão, destacou o acordo como um passo significativo em direção à recuperação econômica dos órgãos, duas empresas de atuação significativa em Alagoas que não poderiam continuar com conflitos e ações judiciais que emperram o desenvolvimento destas e do Estado.

Já o presidente da Eletrobras, Vladimir de Abreu, frisou que, com a recuperação dos valores devidos por meio do acordo, a Eletrobras conseguirá fazer novos investimentos em Alagoas para aperfeiçoar a distribuição energética e melhorar a prestação dos serviços para a população.

“Com os recursos oriundos deste acordo, nos comprometemos a fazer novos investimentos. As áreas técnicas vão sentar para que a gente priorize os recursos nas áreas onde a Casal tem deficiência na qualidade da energia e, assim, melhorar o abastecimento hídrico e energético no estado”, garantiu.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Prefeitos de Alagoas discutem limite para cachês de artistas em festas municipais Justiça determina suspensão de passeios turísticos irregulares na APA Costa dos Corais Palestra reflete arquitetura das habitações modernas para além da estética Artnor: artesãos transformam tradição familiar em legado cultural