Governo de Pernambuco busca passageiros do voo em que estava paraibano com suspeita de coronavírus

Publicado em 26/02/2020, às 17h24
-

JC Online

A Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) informou que entrará em contato com os passageiros e tripulantes que estavam no mesmo voo do homem de 59 anos, suspeito de estar infectado pelo coronavírus, e que desembarcou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre na segunda-feira (24).

LEIA TAMBÉM

O órgão informou, por meio de nota, que foi notificado apenas nesta quarta-feira (26) sobre o caso. Procuradas pela reportagem do Jornal do Commercio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Infraero informaram que a informação sobre o número do voo em que o paciente estava é sigilosa.

Segundo a SES-PE, os passageiros e tripulantes irão receber recomendações "que passam pela adoção de medidas de higiene pessoal e etiqueta respiratória". Caso alguma pessoa note algum sintoma suspeito, é necessário procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo. A Secretaria de Saúde também não respondeu sobre o número do voo oriundo da Itália.
Leia a íntegra da nota

"A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) foi informada, nesta quarta-feira (26.02), sobre o caso de um paciente da Paraíba suspeito para o Covid-19, que teve passagem pelo Aeroporto Internacional do Recife. De imediato, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde de Pernambuco (Cievs-PE) solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a lista de passageiros e tripulantes que estavam no mesmo voo e iniciará, em parceria com os municípios, a contactá-los para recomendações, que passam pela adoção de medidas de higiene pessoal e etiqueta respiratória. Além disso, caso note algum sintoma suspeito, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo". 

Caso suspeito na Paraíba

A Secretaria da Saúde do Estado da Paraíba (SES-PB) confirmou, nesta quarta-feira (26), o primeiro caso suspeito de coronavírus no Estado. De acordo com o órgão, o homem, de 59 anos, veio da Itália - país europeu com maior número de casos confirmados e mortes - e desembarcou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, na segunda-feira (24). O voo em que ele chegou é diferente do voo da paciente pernambucana que está sob suspeita do vírus, que chegou ao Recife na terça-feira (25).

Procurada pela reportagem do JC, a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) informou que foi informada sobre o caso do paciente nesta quarta-feira (26) e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde de Pernambuco (Cievs-PE) solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a lista de passageiros e tripulantes que estava no mesmo voo. Até o momento, apenas um caso de coronavírus foi confirmado no Brasil.

Segundo o Portal T5, parceiro do Portal NE10, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), o homem buscou atendimento médico por conta própria, acompanhado por familiares. Houve coleta para exame e atendimento assistencial, além de ter sido feita a notificação para o Ministério da Saúde, para definição do caso.

O paciente está internado em uma área isolada do Hospital Clementino Fraga, na Paraíba, uma das unidades de atendimento de casos suspeitos de coronavírus, e sendo tratado para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como determina o protocolo do Ministério da Saúde, enquanto aguarda confirmação ou descarte do caso.

De acordo com o secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, o paciente apresenta quadro de pneumonia e alterações no exame de sangue. Medeiros disse ainda que o material para diagnóstico foi recolhido nessa terça-feira (25) e enviado para o Laboratório Central (Lacen). "Em até 72 horas teremos uma definição melhor se o caso é sobre uma gripe comum ou o coronavírus", disse durante entrevista à TV Tambaú. 

As pessoas que tiveram contato com o homem serão monitoradas e o material será recolhido para diagnóstico caso essas pessoas apresentem qualquer sintoma respiratório. 

Primeiro caso confirmado no Brasil 

O exame de contraprova realizado no brasileiro que chegou da Itália na sexta-feira (21) confirmou a infecção do homem de 61 anos pelo novo coronavírus. Nessa terça-feira (25), o paciente havia recebido um primeiro teste positivo para o vírus. As informações são do Estadão.

Com a confirmação, o homem passa a ser oficialmente o primeiro caso da infecção no Brasil e na América do Sul. Ele voltou ao Brasil, após viajar à Itália, na região da Lombardia (norte do país), a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro de 2020. O país europeu já registrou mais de 220 casos e sete mortes pela doença.

O homem, que não teve a identidade revelada, deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, com sintomas de infecção pelo novo coronavírus. Após avaliação e exames médicos, a presença do vírus foi confirmada. Apesar disso, segundo a unidade de saúde, o paciente foi enviado para casa, onde está "em isolamento respiratório, que será mantido durante os próximos 14 dias". Em nota, o Hospital Albert Einstein afirmou neste domingo que a equipe médica continuará monitorando o estado de saúde do paciente, assim como os das pessoas que tiveram contato próximo com ele.

Iniciado na China em dezembro de 2019, o surto já tem cerca de 80 mil casos pelo mundo e mais de 2,6 mil mortes. Desde o sábado (22), a explosão de casos de infecção pelo vírus na Itália tem elevado o alerta global sobre a doença, considerada emergência global pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados