Governo de Portugal paga € 1,9 milhão por maior participação na TAP

Publicado em 06/02/2016, às 21h46

Redação

O governo de Portugal aumentou de 39% para 50% a sua participação na companhia aérea TAP, que foi privatizada no ano passado. Para reforçar a sua fatia na empresa, o Estado pagou 1 9 milhão de euros.

LEIA TAMBÉM

Com a transação, a participação na TAP do consórcio Atlantic Gateway, liderado por David Neeleman e Humberto Pedrosa, caiu de 61% para 45%. Além dos 11% revendidos ao governo português, 5% do controle acionário está reservado para os trabalhadores da companhia.

Apesar do aumento da participação estatal na companhia aérea, o primeiro-ministro António Costa promete que não vai interferir na gestão executiva da TAP. "Portugal é um Estado democrático que procura investimento estrangeiro, e um país onde a lei se cumpre e os direitos são garantidos", disse, após a cerimônia em que o acordo com Neeleman e Pedrosa foi assinado.

Com o acordo, Costa, do Partido Socialista, está cumprindo uma das suas principais promessas de campanha, que era a de reverter as privatizações do governo anterior, de direita.
Além da transação com a TAP, o Gabinete anulou as concessões de execução de serviços de ônibus e metrô em Lisboa e Porto.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos