Governo de SP anuncia chegada de 1 milhão de doses da vacina do Butantan na terça-feira

Publicado em 26/06/2021, às 17h48
Butantan -

Governo de São Paulo

O Governador João Doria anunciou neste sábado (26) que São Paulo vai receber uma carga com 1 milhão de doses prontas da vacina do Butantan na próxima terça-feira (29). A remessa com imunizantes para entrega ao PNI (Plano Nacional de Imunizações) vai desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, às 19h55.

LEIA TAMBÉM

“Na próxima terça-feira, dia 29, vamos receber 1 milhão de doses prontas da vacina do Butantan. Estamos na luta para vacinarmos todos o mais rápido possível”, afirmou Doria.

A chegada das vacinas prontas é resultado de um encontro entre representantes do Governo de São Paulo, Instituto Butantan e a biofarmacêutica chinesa Sinovac. No último dia 22, o Governador Doria se reuniu no Palácio dos Bandeirantes com o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, o Diretor do Butantan, Dimas Covas, e o Vice-Presidente Mundial da Sinovac, Weining Meng.

Durante a reunião, Doria solicitou à parceira internacional do Butantan no desenvolvimento do imunizante o envio de vacinas contra a COVID-19 prontas para uso, ao mesmo tempo em que faz as remessas do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para produção de doses na fábrica do Butantan. O pedido foi prontamente atendido por Meng.

“Vamos dar apoio total ao Butantan e também ao Estado de São Paulo. O que o Governador precisar, a gente vai dar todo o suporte”, afirmou Meng em resposta a Doria. A chegada de vacinas prontas dá mais agilidade à campanha de vacinação não apenas em São Paulo, mas em todo o Brasil.

Isso porque a produção em São Paulo envolve processos de envase, rotulagem, embalagem e um rigoroso controle de qualidade antes do fornecimento das vacinas ao Ministério da Saúde. O prazo entre a chegada de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) e a entrega das vacinas produzidas no Butantan gira em torno de 15 a 20 dias.

O Governo de São Paulo e o Butantan dão sequência às tratativas com a Sinovac para que mais doses prontas para aplicação cheguem ao país nas próximas semanas. A meta estadual é que toda a população adulta dos 645 municípios paulistas esteja vacinada com ao menos uma dose de imunizantes contra o coronavírus até o dia 15 de setembro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital