Governo deve notificar Telegram por envio de mensagem contra o PL das Fake News e avalia aplicação de multa

Publicado em 09/05/2023, às 18h38
Freepik -

Redação

O Ministério da Justiça vai notificar o Telegram pelo disparo de mensagem aos usuários, na tarde desta terça-feira (9), contra o PL das Fake News. O projeto teve a votação adiada em meio à forte pressão de bigtechs e grupos políticos. De acordo com fontes do governo, a medida será adotada pela Secretaria Nacional do Consumidor, órgão vinculado à pasta, que tem fiscalizado a atuação das redes sociais devido aos ataques ao PL, que estabelece regulação das redes.

LEIA TAMBÉM

O governo avalia o alcance da notificação, se irá determinar a publicação de mensagem corretiva, aplicar multa, entre outras medidas.

Na semana passada, a página principal do Google exibiu o acesso a textos negativos sobre a proposta. Após notificação do governo, o conteúdo foi retirado do ar. A repercussão, no entanto, impactou no adiamento da votação do PL.

Agora, no caso do Telegram, que é um aplicativo de mensagens rápidas, não houve publicação de links, mas o envio de mensagem diretamente aos celulares e dispositivos dos usuários.

No texto, o Telegram afirma que a proposta dá ao governo “poderes de censura” e que é perigosa para os direitos humanos fundamentais.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC