Governo diz que 45% dos pontos obstruídos em estradas estão liberados

Publicado em 25/05/2018, às 19h12

Redação

LEIA TAMBÉM

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, informou no início da noite desta sexta-feira (25), que das 938 obstruções de rodovias em todo o país, restam 519, mas nenhuma delas é interdição total da rodovia.

O ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Sérgio Etchegoyen disse que o acesso à Refinaria de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, está praticamente desbloqueado. "Vai limpando o horizonte para nós", disse Etchegoyen.

Assim como Temer, em pronunciamento no inicio da tarde, o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) disse que a continuidade da paralisação é feita por uma "minoria barulhenta" e acrescentou que o fim da paralisação "acontece em menor ritmo que o esperado".

DECRETO
O governo decidiu nesta sexta editar um decreto que autoriza que as Forças Armadas possam atuar na garantia da normalidade de abastecimento do país. De acordo com Padilha, o texto foi assinado pelo presidente Michel Temer para garantir o suprimento de gêneros alimentícios à população, por exemplo.

"O presidente baixou hoje decreto instituindo a GLO para todo o território nacional para que a gente possa, se for o caso, nesta missão de garantir o suprimento de gêneros alimentícios, de suprimentos, se for necessário, os motoristas das Forças Armadas, para que haja deslocamento com segurança", disse.

Trata-se da edição de uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem), que valerá para todo o território nacional.
Para Padilha e Raul Jungmann (Segurança Pública), o decreto dará a sustentação jurídica necessária para o emprego das Forças Armadas, anunciado na manhã desta sexta por Temer.

Segundo Jungmann, pelo decreto, homens das Forças Armadas podem conduzir os caminhões para garantir abastecimento da população.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Senado discute mudar precedente do caso Dilma e deixar presidentes mais expostos a impeachment Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo PL da Dosimetria será analisado na CCJ na quarta-feira Carla Zambelli renuncia a cargo de deputada, e Motta vai dar posse a suplente