Governo diz que ataque no Brasil ocorreu em grande quantidade

Publicado em 13/05/2017, às 12h30

Redação

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República divulgou nota, na noite desta sexta-feira, informando que o ataque cibernético mundial ocorrido hoje aconteceu também no Brasil, "em grande quantidade por meio de e-mails com arquivos infectados". O texto dizia ainda que o ataque teve reflexos pontuais sobre a administração pública, e que foram confirmados incidentes pontuais em estações de trabalho dos servidores do INSS.

LEIA TAMBÉM

Foi por isso que o Dataprev, órgão responsável pelo sistema de tecnologia da Previdência Social, suspendeu a rede no país e deixou as agências do INSS fora do ar ao longo do dia. No entanto, de acordo com o GSI, “até o momento, não há registros e evidências de que a estrutura de arquivos dos órgãos da administração pública federal tenha sido afetada”.

Ainda de acordo com a nota, em fevereiro, o GSI lançou um alerta para o risco desse tipo de ataque ocorrer e difundiu, de imediato, orientações aos órgãos públicos com o objetivo de minimizar seus efeitos negativos. O programa lançado pelos hackers hoje sequestra dados de computadores para, em seguida, exigir um resgate.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital