Redação
Se a Prefeitura de Maceió alardeou a sua programação para comemorar as festas juninas dando destaque para atrações artísticas de expressão nacional, sem nenhuma vinculação com as tradições culturais de Alagoas e do Nordeste, o Governo do Estado fez diferente.
LEIA TAMBÉM
A programação da Secult/Alagoas para reverenciar o São João foi mais modesta, porém bem mais eficiente no que diz respeito à nossa cultura: lançou o Prêmio Clemilda – A Rainha do Forró 2023, visando “reconhecer e premiar grupos alagoanos que busquem manter vivas as tradições culturais típicas do período junino”.
A proposta é contemplar, através de edital, 145 grupos culturais com R$ 1 milhão, incluindo bumba-meu-boi, coco de roda, quadrilhas juninas, violeiros. emboladores e trios de forró pé-de-serra, com inscrições até o dia 2 de junho.
“Podem se inscrever pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, residentes em Alagoas há pelo menos dois anos e representante de grupos culturais que se enquadrem nas exigências com atuação de pelo menos dois anos de atividade ininterrupta”, como explica o material de divulgação.
O edital e formulários padronizados estão disponíveis no site www.cultura.al.gov.br.
LEIA MAIS
COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar