Governo dos EUA nega extradição de pilotos do jato Legacy que derrubaram avião da Gol

Publicado em 18/07/2023, às 07h54
Foto: Reprodução/FolhaPress -

O Globo

O governo dos Estados Unidos negou a extradição dos pilotos que conduziam o jato Legacy no momento em que ele se chocou contra um avião da Gol e o derrubou, em 2006. Os americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino foram condenados pela Justiça brasileira por terem provocado do acidente, que deixou 154 mortos. Os dois conseguiram fazer um pouso de emergência e saíram ilesos.

LEIA TAMBÉM

A informação é da "Folha de S. Paulo". O governo americano confirmou a recusa este mês, sob a justificativa de que a extradição não está prevista no tratamento firmado entre os Estados Unidos e o Brasil. Segundo o jornal, as autoridades brasileiras irão acatar a decisão, que já foi transmitida aos parente das vítimas.

O voo 1907 da Gol fazia o trajeto fazia a rota Manaus-Brasília, tendo o Rio como destino final. No entanto, foi atingido pelo Legacy e caiu no Norte do Mato Grosso, a 692 km de Cuiabá, na reserva indígena do Xingu, já na divisa com o Pará. A Justiça Federal analisou que infrações cometidas por Lepore e Paladino foram determinantes para o acidente e pediu a prisão dos pilotos americanos, condenados a três anos de prisão em regime aberto.

Não cabe mais recurso contra a condenação desde 2015. Na época, o Ministério da Justiça brasileiro emitiu uma intimação, mas o Departamento de Justiça americano afirmou não haver jurisdição para aplicar a sentença.

Relembre o caso - Na maior tragédia da aviação brasileira até então, um jato Legacy se chocou num avião da Gol Linhas Aéreas com 154 pessoas a bordo, em 29 de setembro de 2006. No fim da tarde do dia 29 daquele mês, uma sexta-feira, os americanos Jan Paul Paladino e Joseph Lepore pilotavam o jato, da empresa Excel Air, que acabou batendo na asa esquerda do Boeing 737-800.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

PF cita 'declarações efusivas de carinho' entre juiz e Bacellar: 'Você é irmão de vida' Caminhão tomba em cima de carro, e quatro homens morrem em rodovia Funai solicita apoio da PF para investigar emboscada no Pará Quem era engenheira que morreu após cirurgia de implante de silicone