Governo eleva cobrança na taxa extra de energia em mais de 40%

Publicado em 24/10/2017, às 17h28

Redação

O adicional cobrado nas contas de luz dos brasileiros quando for acionada a bandeira tarifária vermelha nível 2, como acontece neste mês, passará a ser de R$ 5 a cada 100 kilowatts-hora consumidos, ante R$ 3,50 atualmente, decidiu a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira.

LEIA TAMBÉM

A alta de mais de 40% no adicional faz parte de um conjunto de alterações nas regras das bandeiras tarifárias proposto pela Aneel em reunião nesta terça-feira.

A proposta foi colocada em audiência publica, mas entrará em vigor em novembro em regime excepcional, segundo a agência, que busca adequar a bandeira tarifária às necessidades para poupar água dos reservatórios de hidrelétricas e garantir recursos para cobrir custos das termelétricas, acionadas em períodos de seca.

A medida já deverá impactar os consumidores em novembro, uma vez que a previsão é de que o próximo mês continue com bandeira tarifária vermelha nível 2, a mais cara, disse um dos diretores da Aneel, Tiago de Barros.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares