Governo federal começa a implantar o modelo petista de gestão

Publicado em 06/01/2023, às 16h14 - Atualizado às 19h40

Redação

“O Antagonista”:

LEIA TAMBÉM

“O novo governo iniciou a “desbolsonarização” do Poder Executivo. Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, mais de 1.400 funcionários do segundo escalão dos 37 ministérios foram exonerados na primeira semana de trabalho.

Apesar de não falar em corte ideológico, o governo Lula tem feito checagens de vínculos políticos e cunho ideológico sobre os empregados da antiga gestão, conforme publicou o Estadão nesta sexta-feira (6).

O objetivo da administração petista é encontrar funcionários identificados com o bolsonarismo e servidores de carreira que aderiram ao governo de direita.

Segundo o ministro da Casa Civil, as demissões no Executivo começaram com cargos de natureza especial (secretários) e antigos DAS (direção e assessoramento superior) 5 e 6.

“Vão sair muito mais. Primeiro fomos cortando os de DAS 5 para cima. Cada ministério cortou na medida da demanda dos ministros. Ou a gente foi identificando pessoas incompatíveis com a função, pessoas de todo tipo”, afirmou Rui Costa.

O ministro disse também que todas as demissões ocorreram com a anuência dos ministros e que cada um tem liberdade para solicitar a permanência ou a exoneração de seus funcionários.

“Foi pedido para cada ministro que fizesse, caso necessário, a exceção para o não corte. Muitos fizeram, alguns não. Não houve demissão por engano. Foi dito que todos de DAS 5 para cima seriam cortados. Nós identificamos aquelas que achávamos que eram funções essenciais e pedimos a cada ministro aquelas que também achavam que eram essenciais e que podiam permanecer. Todos os indicados foram mantidos, quem não foi [apontado] saiu”, afirmou.

Ainda segundo o Estadão, houve uma “caça aos bolsonaristas” nas cerimônias de posse dos ministros. Nos eventos, integrantes do novo governo procuraram identificar quem já estava empregado na gestão anterior e tentava permanecer no governo.”

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar