Governo Federal discutiu os rumos do SUAS na maior conferência democrática e popular do Brasil

Publicado em 09/12/2025, às 18h21
- CNAS

Assessoria

O presidente Lula debateu com mais de três mil pessoas, em Brasília, o legado dos 20 anos de criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e os rumos da política pública que garante proteção social e dignidade a milhões de brasileiros. O chefe do governo brasileiro que criou o SUAS há 20 anos testemunhou o esforço para reconstrução da política social, na maior conferência democrática e popular do Brasil, nesta segunda-feira (8), na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social.
 
Ovacionado pela plateia formada por usuários, colaboradores e trabalhadores do SUAS, Lula classificou como sagrada a reflexão sobre a trajetória, o presente e o futuro desejado para a Assistência Social no Brasil. O presidente lembrou o quanto foi difícil construir o SUAS, após anos de briga para que a parte da sociedade compreendesse que o Brasil não poderia renunciar à importância do SUAS.
 
“Estamos falando de um futuro que está para ser construído pelas nossas mãos. Um futuro que está para ser construído pelo nosso comportamento, pelo nosso trabalho. E pelo grau de consciência política que a gente tiver no dia que a gente tiver que votar. [...] Nunca deu certo colocar raposa para tomar conta de um galinheiro”, concluiu o presidente da República, ao citar o fato de a política de proteção social quase ter sido destruída a partir de 2018. “Destruir é muito fácil, construir é muito difícil”, concluiu.
 
O presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Edgilson Tavares, avaliou como extremamente significativa a presença do patrono do SUAS, Lula, na Conferência que é o maior espaço de mobilização e participação social do Brasil.
 
Edgilson lembrou que preside o mesmo CNAS que teve sua conferência convocada e desconvocada, no governo de Jair Bolsonaro, em 2019. E exaltou que sua retomada somente foi possível em um País verdadeiramente democrático, presidido pelo maior estadista do século.
 
“A presença do nosso presidente Lula reafirma o compromisso dele com a democracia participativa, com a atuação dos conselhos de políticas públicas, com o controle social, com a gestão social democrática para decisões que são fundamentais para a política pública da assistência social. Daqui estão saindo todas as deliberações que, inclusive, serão encaminhadas ao próprio presidente. Então, a afirmação dele aqui dizendo que a luta dele é a nossa luta é fundamental”, avaliou o presidente do CNAS.
 
As propostas para o sistema de organização e gestão da política da Assistência Social foram submetidas ao importante processo democrático do CNAS, desde o início do ano, por meio de 5.495 conferências municipais, 27 conferências estaduais e do Distrito Federal e 16 conferências livres. Edgilson ressalta que o debate avança para subsidiar a criação do terceiro plano decenal do SUAS, para além de reconstruir, inovar, avançar e fortalecer a proteção social, após esta política ter sido asfixiada e desmontada.
 
A Conferência
 
Convocada pela Portaria Conjunta MDS/CNAS nº 31/2024, a 14ª CNAS reuniu mais de 3 mil pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, do último sábado (6) até esta terça-feira (9), reunindo gestores, trabalhadores, usuários e representantes da sociedade civil para debater os cinco eixos centrais que orientarão as diretrizes do próximo Plano Decenal de Assistência Social.
 
Além das plenárias e debates, a programação incluiu atividades autogestionadas, homenagens, minis plenárias e a entrega do Prêmio CNAS Simone Albuquerque, que reconheceu iniciativas inovadoras na política de assistência social e teve o presidente Lula como um dos premiados.
 
A 14ª Conferência Nacional de Assistência Social contou com o apoio de diversos parceiros institucionais e patrocinadores que fortalecem a realização do evento. São patrocinadores: Banco do Brasil e Sudene. São parceiros: Rede Cidadã, OIM, Unicef, Fundação Roberto Marinho, Paulus Social, Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Fé e Alegria, CIEE Rio, Conselho Federal de Psicologia, Ufal e Fundepes.
 
Galeria de fotos aqui.
 
Mais informações: https://www.blogcnas.com/blog
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Detenta suspeita de matar namorado sequestra visitantes em presídio Líder religioso preso dizia incorporar entidade durante estupro de jovens Tornado na Região Sul deixa três mortos em Santa Catarina Cabo encontrada carbonizada em quartel foi morta a facadas