Governo Federal renova Calamidade Pública nos bairros afetados por instabilidade de solo em Maceió

Publicado em 23/06/2020, às 18h29
Marco Antonio/Secom Maceió -

Secom Maceió

O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, renovou o reconhecimento do Estado de Calamidade Pública em Maceió devido ao contínuo processo de subsidência que afeta os bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto. O documento foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (23).

LEIA TAMBÉM

A Portaria nº 1.733 é assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, e reconhece o Estado de Calamidade Pública decretado pelo prefeito de Maceió, Rui Palmeira, através de Decreto nº 8.858 de março de 2020.

Com o reconhecimento, o Governo Federal mantém a possibilidade de disponibilizar auxílio-complementar e apoio técnico para enfrentamento do desastre que é considerado o mais complexo do Brasil e o sexto do mundo, e que afeta diretamente mais de 40 mil pessoas.

Após a publicação do reconhecimento, a Prefeitura de Maceió aguarda a análise da solicitação de auxílio-complementar de Ajuda Humanitária para realocação de mais 1.918 unidades habitacionais previstas na atualização do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias – realizada pelas Defesas Civis Municipal e Nacional e Serviço Geológico do Brasil (CPRM) – e publicado neste mês de junho.

Esta é a terceira vez que o Governo Federal reconhece o Estado de Calamidade em Maceió devido ao processo de subsidência provocado pela atividade de mineração – segundo relatório da CPRM. O primeiro foi em março de 2019 e o segundo em setembro de 2019. Antes do Estado de Calamidade Pública, houve o reconhecimento do Estado de Emergência em dezembro de 2018.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês