Governo publica portaria para determinar que postos repassem desconto no diesel

Publicado em 06/06/2018, às 14h26

Redação

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (06) a portaria que estabelece as diretrizes para a realização das fiscalizações nos postos de combustíveis pelos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

LEIA TAMBÉM

Segundo a portaria regulada pelo Ministério da Justiça dispõe,os Procons estaduais e municipais, conforme disposto na Portaria nº 735, de 2018, realizarão ações fiscalizatórias nos postos revendedores de combustíveis para verificarem se houve o devido repasse do reajuste do preço do óleo diesel pelos postos de combustíveis quando da venda aos consumidores finais.

Ainda de acordo com a publicação, os Procons, por meio de seus fiscais, no momento da fiscalização, exigirão a apresentação da nota fiscal de venda do combustível pelas distribuidoras aos postos revendedores.

O objetivo é resguadar o direito ao repasse do reajuste do valor do óleo diesel aos consumidores finais no momento do abastecimento, segundo o governo.

Com os recibos em mãos, os Procons "deverão analisar a composição do preço de custo e do preço final de venda do diesel para verificar a real redução do valor do óleo diesel para o consumidor final". "Caso não identifiquem a efetiva redução de preço no valor do diesel repassado para o consumidor final, deverão instaurar o devido processo administrativo, analisando cada caso concreto", aponta o texto.

Se não conseguirem os dados, os Procons deverão acionar o banco de dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para obter "as informações necessárias para a instrução processual".

"Caso os Procons identifiquem a formação de cartel ou qualquer violação da legislação que protege o direito da concorrência no mercado de consumo por parte dos postos revendedores de combustíveis, deverão denunciar o fato imediatamente ao Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade)", conclui.

Outra disposição da portaria é que os Procons que receberem denúncia do cidadão deverão realizar fiscalização imediata. Além disso, "os Procons deverão exigir que os postos revendedores de combustíveis informem, de forma clara e ostensiva, por meio de cartaz, placa, faixa ou similar, o valor da redução do preço do litro do diesel para os consumidores finai

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governo federal decide que servidores podem escolher cálculo mais vantajoso para aposentadoria; entenda Saiba se padre Júlio pode recorrer ao papa de decisão de dom Odilo sobre redes Em presídio de Brasília, TH Joias cumpre regime diferenciado Greve nacional dos petroleiros tem novas adesões e atinge 8 refinarias; entenda