Governo quer poder reduzir jornada e salário de servidores

Publicado em 12/08/2019, às 10h13
Imagens USP -

Com informações do Valor Econômico

O governo federal vai defender que a proposta de emenda constitucional 438/2018, de autoria do deputado Pedro Paulo (DEM-RJ) tenha um artigo que autorize a redução da jornada de trabalho dos servidores públicos, com consequente redução de salário, quando houver necessidade de ajustes das contas.

LEIA TAMBÉM

A informação foi passada ao site Valor Econômico por uma fonte credenciada do Ministério da Economia.

A medida ajudará, principalmente, os governadores de Estados. Um artigo da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) permite a redução, mas ele está sendo questionado no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2000.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, deu parecer que considera o artigo inconstitucional. A possibilidade de reduzir a jornada e o salário de servidor, por um tempo determinado, pode ajudar o governo a cumprir o teto de gastos, conforme raciocínio dos técnicos ouvidos pelo Valor.

A despesa com pessoal é a segunda maior do Orçamento da União. A primeira são os benefícios previdenciários. Com a reforma da Previdência, o ritmo de crescimento dos gastos previdenciários vai reduzir até que se estabilize em torno de 8,5% do Produto Interno Bruto (PIB) por volta de 2022, de acordo com cálculos do Ministério da Economia.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Jovens veem conhecimento em IA como diferencial para emprego Sest Senat: Feira Emprega Transporte tem oportunidades de emprego e capacitação profissional Acúmulo de cargos públicos por professores: PEC vai a plenário Seplag anuncia segunda convocação de aprovados no concurso da Saúde