☰
✕

Governo reduz valor do salário mínimo previsto para 2018

Publicado em 30/10/2017, às 18h13

Redação

O governo Temer reduziu de R$ 969 para R$ 965 o valor do salário mínimo para 2018. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (30) pelo Ministério do Planejamento, durante a apresentação de mensagem modificada da proposta de orçamento.

LEIA TAMBÉM

O valor definitivo do salário, porém, será fixado apenas em janeiro conforme manda a lei. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 937.

Esta é a segunda vez no ano que o governo reduz a previsão do salário mínimo para o ano que vem. Em agosto, a gestão do peemedebista já havia recuado do valor de R$ 979 para 2018 prometido na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o valor de R$ 969.

Por lei, até 2019, o salário mínimo é definido com base no crescimento da economia de dois anos antes mais a inflação pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), índice próximo ao IPCA. Como o PIB recuou 3,6% em 2016, a variação negativa não se refletirá no salário mínimo de 2018.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governo anuncia medidas de ajuste para economia de até R$ 60 bilhões Economistas esperam que fim da escala 6x1 aumente inflação em 0,3 ponto percentual em 2027, diz BC O que é o 11.11? Entenda a data e como funcionam os descontos Dinheiro esquecido no sistema financeiro ultrapassa R$ 6 bilhões