Governo rejeita recomendação e MPF vai pedir concurso INSS na Justiça

Publicado em 14/06/2019, às 09h55
-

Redação

O Ministério da Economia, responsável pelas autorizações de concursos públicos do Poder Executivo Federal, se manifestou a respeito da Recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para uma autorização do concurso INSS - Instituto Nacional do Seguro Social - até o início de junho. 

LEIA TAMBÉM

Em nota oficial encaminhada à imprensa, a pasta informa que não será possível realizar a seleção no momento atual, por conta da situação fiscal do país. 

"A atual situação fiscal do país limita a atuação da Administração Pública em ações que acarretem impactos orçamentário-financeiros tanto para este ano quanto para os exercícios subsequentes, o que impossibilita a autorização de realização de um concurso público para o INSS neste momento." 

Diante da negativa do governo, a Procuradoria da República no Distrito Federal confirmou com exclusividade à reportagem da FOLHA DIRIGIDA na tarde desta quarta-feira, 12, quevai levar o caso à Justiça. De acordo com o órgão, a Ação Civil Pública já está sendo elaborada. 

"Será ajuizado o pedido de seleção pública para recomposição do quadro (do INSS). A ação inicial já está sendo elaborada", informou a PRDF por meio de nota.

As responsáveis pela investigação que levou à Recomendação do MPF para autorização do concurso INSS são as procuradoras Deborah Macedo Duprat de Britto Pereira e Eliane Pires Rocha, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e da Procuradoria de República no DF, respectivamente.

Em casos como este, o MPF costuma impetrar ação civil pública na Justiça Federal. Isso também aconteceu no Tocantins, onde o Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou concurso públicou para peritos do INSS até outubro. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Processo seletivo oferece 200 vagas para professores de inglês em rede pública de Alagoas Procurando Emprego? Sine Alagoas oferece mais de 2 mil vagas esta semana Jovens de 17 a 24 anos lideram empregos com carteira assinada em Alagoas em 2025 Setor de serviços liderou a criação de empregos em Alagoas em 2025; confira os números