Governo tem nova derrota contratada no Congresso

Publicado em 15/10/2025, às 17h30

Flávio Gomes de Barros

Jornalista Daniela Lima:
 
"O governo Lula tem uma nova derrota contratada no Congresso amanhã, quando Câmara e Senado devem analisar os 63 vetos do petista à lei que trata das normas para o licenciamento ambiental. O Planalto foi alertado na noite de ontem de que o clima era para derrubar os limites impostos pelo petista à flexibilização das normas ambientais. E uma ala defende que o governo caia, mas caia atirando.
 
Por orientação do Ministério do Meio Ambiente, de Marina Silva, Lula sustou trechos que poderiam comprometer metas em relação a desmatamento zero e a reduzir entre 59% e 67% a emissão de gás carbônico.
 
O problema é que até integrantes da base do governo querem derrubar parte dos vetos para dar tração a projetos em suas zonas eleitorais. O Planalto foi procurado para opinar sobre quais vetos poderiam cair —e avaliou que os 63 dispositivos sustados só bancam o essencial para um país que prega comprometimento com a crise climática e que vai sediar a COP 30.
 
Senadores e deputados da região Norte, por exemplo, anseiam pela autorização da exploração de petróleo na foz do Amazonas —e travam uma batalha com a ministra e o Ibama.
 
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), teria se mobilizado pessoalmente para garantir quórum na sessão conjunta, com deputados e senadores, convocada para amanhã.
 
Com a defecção na base e a oposição fechada, até petistas admitem que ao menos parte dos vetos não deve sobreviver. O governo estuda formas de reagir, ainda que publicamente, ao novo revés.
 
O Palácio do Planalto decidiu ir à luta para manter os vetos do presidente Lula ao texto que afrouxa regras para licenciamento ambiental. O trabalho se dá em duas frentes: a primeira opção é tentar desmarcar a sessão do Congresso marcada para amanhã. Se a votação for mantida, a base será orientada formalmente a ir contra a derrubada dos dispositivos."
 
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar