Governo zera imposto de importação para gel e máscara

Publicado em 18/03/2020, às 12h03
SHUTTERSTOCK -

Veja

O governo zerou nesta quarta-feira, 18, o imposto de importação sobre mercadorias usadas no combate ao coronavírus. A lista inclui álcool etílico, gel antisséptico, luvas, máscaras, respiradores e diversos produtos de plástico, de uso hospitalar. Os itens poderão ser comprados no mercado externo até o dia 30 de setembro.

LEIA TAMBÉM

A lista completa está em uma resolução publicada hoje no Diário Oficial da União. A lista inclui 33 tipos de produtos, com milhares de itens, pois a descrição é genérica. Estão liberados, por exemplo, todos os tipos de máscaras faciais, artigos de uso cirúrgico de plástico, esponjas de gaze de algodão, vestuários de proteção, viseiras de segurança, respiradores automáticos, termômetros clínicos e cateteres.

A resolução do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior determina que os órgãos e entidades da administração pública federal que exerçam atividades de licenciamento, controle e fiscalização de importações deverão adotar tratamento prioritário para a liberação das mercadorias autorizadas para compra com alíquota zero.

Além de zerar o imposto, o governo facilitou a importação. A Receita Federal publicou instrução normativa determinando que o importador poderá, após o registro da correspondente declaração de importação, obter a entrega dos produtos médicos antes da conclusão da conferência aduaneira, enquanto perdurar a emergência em saúde pública.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem morre após realizar canal dentário em clínica odontológica Promessa do turfe morre aos 16 anos após cair de cavalo no RJ Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas