GPTW 2023: Empresas vencedoras foram divulgadas em evento nesta terça-feira, 25

Publicado em 25/07/2023, às 13h36
-

Eberth Lins e Gabriel Amorim

Alagoas conheceu nesta terça-feira (25) as cinco empresas certificadas pelo Great Place To Work (GPTW) como Melhores Para se Trabalhar em Alagoas, edição 2023. A certificação é global e avalia de forma rigorosa pontos como desenvolvimento, liderança, comunicação, reconhecimento e benefícios das empresas para com os colaboradores. A premiação foi realizada no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas, e reuniu, pela primeira vez após a pandemia, representantes de diversas empresas, além de autoridades do Município e do Estado.

LEIA TAMBÉM

CONFIRA AS IMAGENS DO EVENTO

Neste novo ranking estadual foram premiadas cinco empresas, três de médio e grande portes e duas de pequeno porte. Para participar do ranking da GPTW, as empresas precisam iniciar uma jornada de certificação e atender dois critérios mínimos: uma nota de 70% de satisfação das pessoas e uma amostragem mínima de colaboradores. A consultoria é contratada pelas empresas interessadas, mas o selo de certificação não é comercializado, de modo que nem todas as empresas que participam da pesquisa conseguem a certificação. O evento foi apresentado pela jornalista Beatriz Lacerda, da TV Pajuçara.

Este ano, foram premiados: 

Na CATEGORIA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - O primeiro lugar ficou com o Hotel Best Western Premier Maceió. O segundo lugar ficou com a Tamo Junto Entretenimento. 

Já na CATEGORIA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE foram premiadas: Agreste Saneamento (1º Lugar); Solar Coca-Cola (2º Lugar) e Maple Bear Canadian School.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA MAIS SOBRE AS 5 EMPRESAS PREMIADAS

“Atingindo esses dois critérios mínimos, as empresas se tornam certificadas pelo GPTW como um excelente lugar para trabalhar e se tornam também elegíveis a participar de nossos rankings de melhores empresas para se trabalhar no Brasil ou de algum ranking regional, como é esse de Alagoas. Este ano, tivemos 15 empresas inscritas e cinco premiadas. A gente teve um crescimento expressivo comparado ao ano passado no que trata sobre o impacto na vida das pessoas. No ano passado, conseguimos impactar cerca de 2500 pessoas através desse ranking, e esse ano a gente impactou cerca de 6000. Então, a gente teve um aumento significativo nessa representatividade, explicou Thaís Pio, gerente de Novos Negócios, do GPTW.

AGRESTE SANEAMENTO: 1º LUGAR MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS (MKT/PSCOM)
SOLAR COCA-COLA: 2º LUGAR MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS (MKT/PSCOM)
MAPLE BEAR: 3º LUGAR MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS (MKT/PSCOM)
HOTEL BEST WESTERN PREMIER: 1º LUGAR PEQUENO PORTE (MKT/PSCOM)
TAMO JUNTO: 2º LUGAR PEQUENO PORTE (MKT/PSCOM)

A gerente pontua ainda a postura que deve ser adotada pelas empresas para conquistarem o tão esperado selo de certificação. "Basicamente, eu diria que as empresas precisam colocar as pessoas no centro da estratégia. Certamente não é fácil chegar até aqui. Mas, com certeza, essas empresas chegaram porque elas colocaram as pessoas no centro. Então, tudo é feito pensando no bem-estar dos colaboradores e consequentemente isso acaba impactando positivamente a vida das pessoas dentro e fora das organizações", frisou.

Realizado em mais de 50 países ao redor do mundo, o GPTW incluiu Alagoas em seu radar no ano de 2015, através da aliança com o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM). “É uma parceria estratégica do PSCOM, cujo objetivo é trazer para o estado uma metodologia aplicada pelo GPTW, que é uma instituição que atua não só no Brasil, mas em vários países do mundo. E a ideia é que a gente traga este selo de reconhecimento das melhores empresas para se trabalhar, selo este conquistado pelas empresas através da avaliação de seus próprios colaboradores, de forma transparente e de forma que ninguém se expõe”, ressaltou Leonardo Sampaio, diretor-executivo do PSCOM.

“Os colaboradores avaliam a empresa nos seus diversos aspectos, seja de capacitação, seja de transparência, seja de liderança ou de possibilidade de crescimento. Com o resultado dessas pesquisas, as empresas se ajustam para melhor atender as expectativas do colaborador. E o resultado disso são colaboradores satisfeitos e empresas que vão buscar o alcance de suas metas e objetivos", acrescentou.

Patrícia Oliveira, diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Alagoas (ABRH/AL), ressaltou os ganhos para as empresas com a consultoria do GPTW.  "Estimula o colaborador a ser mais criativo, a ser mais engajado, a trazer mais ideias, trazendo mais produtividade, comprometimento e se sentindo bem onde ele está. O GPTW tem essa vertente de viabilizar e eleger as melhores empresas para trabalhar. São empresas que estão preocupadas com o ambiente de trabalho, melhores relações de trabalho com os colaboradores. É importante essa iniciativa de viabilizar esse prêmio para despertar nas pessoas o entendimento do quanto a gestão de pessoas é importante e traz resultados", disse.

Para a representante da ABRH/AL, Jennifer Lins, a chegada do GPTW  faz com que as empresas de Alagoas se movimentem para melhorar seus ambientes e relações de trabalho. "Quem começou esse trabalho foi Dani Maciel, que estava à época à frente da ABRH Alagoas e fez toda essa reunião de parceiros para que o prêmio pudesse vir a Alagoas. A partir do momento que a empresa adota uma iniciativa como esta, ela melhora as relações de forma geral. É uma relação de troca, a empresa ganha por ser reconhecida pelo esforço em melhorar o ambiente de trabalho e colaborador ganha sendo beneficiado, trabalhando numa empresa que tem esse olhar de valorização", complementou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE