'Grave erro': Exército afasta militares após falso alerta de evacuação em Canoas

Publicado em 27/05/2024, às 13h43
Estado do Rio Grande do Sul tem sido castigado por severas enchentes desde o final de abril | Rafa Neddermeyer / Agência Brasil -

Folhapress

O Exército afastou e abriu investigação interna contra militares que, no domingo (26), evacuaram moradores de um bairro de Canoas (RS) com a informação falsa de que um dique havia se rompido na região.

LEIA TAMBÉM

O caso ocorreu por volta das 18h. Militares da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada receberam vídeos que circulavam em redes sociais sobre um suposto rompimento da represa e, sem checar a veracidade das informações, enviaram um alerta aos moradores do bairro Mathias Velho.

"O Exército Brasileiro esclarece que tal situação decorreu de um grave erro de procedimento. Medidas administrativas foram adotadas para apurar rigorosamente os fatos. Os militares diretamente envolvidos foram afastados de suas atividades durante o processo de investigação", disse a Força, em nota.

O Exército ainda disse que reitera seu "compromisso com a população afetada pela catástrofe ambiental" e manifestou "solidariedade a todos os moradores que foram erroneamente informados". "A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada [...] pede sinceras desculpas pelo ocorrido", concluiu.

Os vídeos e relatos sobre o falso rompimento do dique de Canoas passaram a circular nas redes sociais no domingo.

Cerca de uma hora após o Exército iniciar a evacuação do bairro, a Prefeitura de Canoas informou à população que o bairro estava seguro e que a informação que circulava era falsa.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Diretora de escola morre e 14 ficam feridos em acidente após passeio no Rio Grande do Sul Soldado alega caso extraconjugal após matar vítima em quartel; primo nega e fala em perseguição Seis morrem em acidente entre carro e ônibus no Paraná; crianças estão entre as vítimas Morte de criança após adrenalina: técnica de enfermagem foi alertada por outra sobre medicação na veia