Grécia: grupos ambientais lançam ação contra projeto de gás natural apoiado pela UE

Publicado em 21/12/2023, às 00h03
Freepik -

Estadão conteúdo

Cinco agências gregas e internacionais de campanha ambiental lançaram ações legais contra um grande projeto de gás natural, que é apoiado pela União Europeia como uma alternativa regional à energia russa.

LEIA TAMBÉM

A Greenpeace e o Fundo Mundial para a Natureza lideraram o pedido apresentado ao mais alto tribunal administrativo da Grécia, o Conselho de Estado, contra uma planeada instalação offshore de armazenamento e conversão de gás natural, fora do porto de Alexandroupolis.

A ação foi ajuizada na terça-feira, 19, disseram os grupos em comunicado conjunto. Os grupos descreveram a planta como "propensa a acidentes" e disseram que representava uma ameaça ao ambiente marinho local que inclui uma área protegida.

O terminal, que deverá entrar em operação no início do próximo ano, funcionará num navio-tanque modificado - também denominado "Alexandroupolis" - para armazenar gás natural liquefeito e convertê-lo em gás, abastecendo a rede nacional de distribuição

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC