Pedro Acioli*
Um grupo especializado em roubos e desmanche de veículos foi alvo de uma operação policial nesta quinta-feira (25), em Maceió. A ação denominada "Desmanche 2", da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP), cumpre 14 mandados judiciais, sendo quatro de prisão e dez de busca e apreensão.
LEIA TAMBÉM
De acordo com as investigações, a organização criminosa atua de forma estruturada e as motocicletas são o principal veículo usado para os desmanches. Após roubo na Região Metropolitana de Maceió, elas eram encaminhados para oficinas vinculadas ao grupo, onde eram desmanchadas. Em seguida, as peças eram comercializadas de forma ilegal ou utilizadas para a montagem de novas motos.
Os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, após a apresentação de provas técnicas que comprovaram o envolvimento dos investigados.
Suspeito de homicídio pode ter ligação
Durante as investigações, um dos suspeitos cometeu um homicídio no município de Dois Riachos, o que resultou na expedição de um mandado de prisão. Ele foi localizado e preso na cidade de Limoeiro de Anadia, no Agreste de Alagoas.
Contra ele existem suspeitas de integrar o grupo criminoso, inclusive com envolvimento em roubos de motocicletas, porém ainda não foi confirmado. Com a operação desta quinta-feira podem surgir provas que estabeleçam a ligação dele com a organização criminosa, que ampliaria sua ficha criminal.
A operação
Para a execução da operação, a Polícia Militar mobilizou equipes especializadas do BOPE, CPChoque, ROTAM, RAIO, BPTRAN e BPRv. Já a Polícia Civil atuou com agentes da DRACCO, Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e do TIGRE. A ação ainda contou com o apoio do Departamento Estadual de Aviação (DEA), garantindo suporte aéreo às equipes em solo.
O nome da operação faz referência direta ao modus operandi do grupo, sendo uma continuidade de ações anteriores que já haviam identificado a utilização do mesmo esquema criminoso para roubo e desmanche de veículos.
"A SSP reforça que o enfrentamento ao crime organizado depende também da participação da sociedade. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181, com garantia de sigilo absoluto e ligação gratuita", divulgou a assessoria.
*Com informações da SSP
LEIA MAIS