Grupo Imbuaça apresenta gratuitamente espetáculo de teatro de rua no Jaraguá

Publicado em 01/08/2025, às 11h11
Espetáculo reflete as dificuldades de uma companhia de teatro de rua, para conseguir alcançar os seus objetivos - Foto: Divulgação

Redação

O Grupo Imbuaça apresenta seu mais novo espetáculo de teatro de rua, De Mulambo e Filó, no dia 2 de agosto, às 16h, no Espaço Armazém, localizada no bairro do Jaraguá. A vinda do grupo a Maceió acontece por meio de um intercâmbio artístico com a Associação Cultural Joana Gajuru, que celebra 30 anos de resistência cultural. A visita faz parte das ações contempladas pelo Programa FUNARTE de Apoio às Ações Continuadas 2024/2025 – Grupos e Coletivos Artísticos.

LEIA TAMBÉM

Segundo Lindolfo Amaral, autor do texto “De mulambo e filó”, o espetáculo reflete as dificuldades de uma companhia de teatro de rua, para conseguir alcançar os seus objetivos. A luta na construção de um novo trabalho, sempre há uma sensação que está a começar do zero, mesmo com uma trajetória longa. Afinal, são quase 48 anos de atividades ininterruptas, mas, a falta de patrocinador, de infraestrutura, a disponibilidade de tempo do elenco, uma vez que a grande maioria necessita realizar outros trabalhos para sobreviver, são alguns desafios enfrentados no cotidiano de qualquer grupo.

A Diretora do espetáculo, Amanda Steinbach, comentou sobre a montagem. “Não inventamos nada de novo, também não optamos por conceitos prévios para ditar nossas escolhas à parte da nossa visão hiperbólica dada ao melodrama. Teorias e estéticas trazidas por todos estão, anarquicamente, aderidas em cada cena. No fim, ao nos abrirmos ao que cada artista trazia de forma e experiência em seu matulão, homenageamos essa arte tão antiga quanto a existência humana. Fizemos teatro. E, desse casamento que o texto faz entre a crítica severa e a homenagem amorosa, nasceu o espetáculo que agora cumpre seu derradeiro encontro para se asseverar teatro, o encontro com o público. Se público e artistas se divertirem ao longo desses minutos estarei no bastidor certa de que a queda livre terminou num colorido jardim de algodão”.

A escolha de João Marcelino, diretor de arte do espetáculo foi, vestir os atores com figurino mimese, de roupa cotidiana sobre o qual meios figurinos (próteses), do melodrama, são sobrepostos, pois, por baixo da fantasia do teatro, existe um artista num mundo capitalista. O que o público vê é sempre a poesia e, com essa escolha, poesia e realidade estão presentes sempre no que é visto. Convite a pensarmos o que seria de um mundo sem arte. Um mundo no qual a parte cotidiana do artista acabasse por induzi-lo a abrir mão do fazer artístico.

Serviço:
Espetáculo: “De mulambo e filó”
Dia 2 de abril, às 16 horas, Espaço Armazém - Jaraguá
Elenco: Amadeu Neto, Fillipe Gomes, Iradilson Bispo, Lidhiane Lima, Lindolfo Amaral, Manoel Cerqueira, Priscila Capricce e Talita Calixto.
Autor; Lindolfo Amaral
Direção Geral: Amanda Steinbach
Assistente de Direção: Rosi Moura
Direção de Arte: João Marcelino
Direção Musical: Caio Padilha
Cenários, Figurinos e Maquiagem: João Marcelino
Assistente de Figurinos e Aderecista: José Rosa
Modelista e costureira: Patrícia Lima
Cenotécnico: Rogers Nascimento e Igor Ferreiro
Fotografo: Fillipe Gomes
Produção: Lindolfo Amaral
Assistente de Produção: Lidhiane Lima
Realização: Imbuaça Produções Artísticas.
Programa de apoio à ações Continuada para Grupos e Coletivos Artísticos/FUNARTE.
Apoio: Grupo Joana Gajuru.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Show de bonecos dos irmãos Maria Clara e JP chega à Maceió Porcos de Pelúcia lança álbum ao vivo gravado no Teatro de Arena, em Maceió Cantora Flora se apresenta no Theatro Homerinho no próximo sábado (24) com show inédito Verão Massayó: veja os horários dos shows de sábado (17) e domingo (18)