Guarda Costeira divulga, pela primeira vez, foto das buscas por submarino desaparecido

Publicado em 21/06/2023, às 13h59
Guarda Costeira dos EUA -

g1

A Guarda Costeira dos Estados Unidos divulgou uma foto nesta quarta-feira (21) do navio "Deep Energy" participando das buscas pelo submarino desaparecido enquanto fazia uma expedição para conhecer os destroços do Titanic.

LEIA TAMBÉM

As buscas começaram no domingo (18). O oxigênio disponível para os tripulantes da embarcação deve durar até a manhã desta quinta-feira (22).

Segundo a própria Guarda Costeira, três embarcações chegaram ao local na manhã desta quarta-feira, uma delas, o "The John Cabot", que tem recursos de sonar e está conduzindo padrões de busca ao lado do "Skandi Vinland" e do "Atlantic Merlin".

Diversos mecanismos de busca estão sendo utilizados pela Guarda Costeira dos Estados Unidos e do Canadá.

Além dos navios, o governo dos dois países disponibilizou aviões do modelo C-130 para ajudar na busca pelos ares. Ottawa enviou também aeronaves dos modelos P3 e P8 para auxiliar no resgate

Uma das esperanças para encontrar o submarino desaparecido é o Victor 6000. A ferramenta permite capturar imagens e coletar dados científicos a até 6 mil metros de profundidade.

O equipamento chegará pelo navio de pesquisas francês chamado Atalante. A embarcação é gerenciada pelo instituto de pesquisa Ifremer. O Ifremer disse que foi contatado na segunda-feira pela Marinha dos EUA com um pedido de ajuda.

Membros adicionais da tripulação de outro navio também estão sendo enviados com urgência para a operação de busca. A embarcação tem oxigênio disponível para manter os 5 tripulantes vivos até esta quinta-feira pela manhã.

Qual o objetivo da expedição? Ver os destroços do Titanic, que afundou em 1912, no Oceano Atlântico.

🧭 Onde estão os destroços do Titanic? A cerca 3,8 mil metros de profundidade, a 650 km da costa do Canadá.

💵 Quem organiza o passeio e quanto custa? A expedição é organizada pela empresa de turismo marítimo OceanGate Expeditions, que cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) de cada passageiro.

🗓️ Quando o submarino desapareceu? A expedição começou na sexta-feira (16), partido de Newsfoundland, no Canadá. A descida propriamente dita teve início no no domingo (18). A expectativa inicial era que demorasse cerca de duas horas para chegar aos destroços do Titanic, mas o módulo perdeu comunicação após 1 hora e 45 minutos de viagem.

🔎 Quem está a bordo? Há um piloto e quatro passageiros a bordo. Os nomes confirmados são:

🎮 Como é submarino? Chamado Titan, ele:

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos