Guarda Municipal será implantada no município de Dois Riachos

Publicado em 20/05/2019, às 18h39
-

Assessoria

A recomendação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça de Cacimbinhas, para a implantação da guarda municipal em Dois Riachos foi acatada e as atividades iniciadas nesta semana. Em 2018, o promotor de Justiça, Ivaldo da Silva, alertou o prefeito, Ramon Camilo, e o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio de Pádua, para a realização de concurso, em caráter urgente, entendendo a necessidade de se proteger bens públicos, a exemplo de escolas e praças entre outros.

LEIA TAMBÉM

No documento enviado ao chefe do Poder Executivo municipal, bem como ao presidente da Câmara, o titular da Promotoria de Justiça de Cacimbinhas deixou clara a ilegalidade de contratação de servidores temporários ou comissionados para o exercício de tais funções. Para não haver nenhuma dúvida a respeito do tipo de atuação dos aprovados, também foram elencados o que seria ou não permitido.

Em suas observações ficou definido que a guarda municipal de Dois Riachos pode realizar busca ou revista pessoal motivada por “fundada suspeita”. E foi vedado o uso de arma de fogo por agentes no exercício de suas funções, até que o porte seja autorizado, junto à Polícia Federal. Também foi pedido para ficarem atentos às suas atribuições mediante o determinado por lei que é a atribuição de proteção dos bens, serviços e instalações dos Municípios, como, por exemplo, as escolas municipais, as ruas, as praças, os edifícios, as sedes das repartições municipais e outros bens móveis ou imóveis pertencentes ou locados aos municípios, tais como veículos, postes; à proteção dos serviços públicos e de seus usuários.

“A cidade era desprovida de uma guarda municipal legalizada e havia a necessidade de garantirmos a proteção do patrimônio público, bem como o desenvolvimento de atividades com segurança. E tal incumbência, evidentemente atrelada aos órgãos de segurança pública, cabe a essa categoria. Razão pela qual foi feita a recomendação ao prefeito e, felizmente, acatada e colocada em prática. Pois já temos a guarda municipal funcionando devidamente na cidade”, declara o promotor de Justiça, Ivaldo da Silva.

Além de recomendar a criação da Guarda Municipal em Dois Riachos, o representante ministerial também recomendou aos municípios de Cacimbinhas e Minador do Negrão investimentos em suas guardas, a exemplo da compra de uniforme, cumprimento de lei e .

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas