Gabriel Amorim
O rádio já ganha volume, a TV entra no jogo e o celular não para de vibrar e apitar: a temporada de futebol volta a comandar a agenda do torcedor. A partir de 10 de janeiro, a bola rola para o Campeonato Alagoano 2026.
O CRB mira o inédito penta, enquanto CSA, ASA, Penedense e o restante do pelotão tentam derrubar a hegemonia regatiana, tudo com cobertura especial do Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM).
👉 ASA, Coruripe, CRB, CSA, CSE, Murici, Penedense e o Cruzeiro. Confira, ao final da matéria, como chega cada um para o estadual.
O Campeonato Alagoano 2026 será disputado entre janeiro e março, com o mesmo formato dos últimos anos: primeira fase, semifinais e final.
Na fase inicial, os clubes fazem sete jogos cada, em turno único. Os quatro melhores avançam às semifinais. Em caso de empate na pontuação, os primeiros critérios de desempate são número de vitórias, saldo de gols e gols marcados. O 8º colocado será rebaixado.
Nas semifinais, os confrontos passam a ser de ida e volta, com o melhor time da primeira fase decidindo em casa:
👉 1º x 4º
👉 2º x 3º
⚠️Empate no agregado? Pênaltis.
Os dois classificados fazem a grande final, também em ida e volta. O time de melhor campanha somando todas as fases será o mandante da grande decisão. Caso o agregado termine em igualdade, as penalidades decidirão o campeão.
As datas (prévias):
👉 Semifinais: 14 ou 15/02 e 21 ou 22/02
👉 Finais: 28/02 e 07/03
O regulamento aponta que o campeão e o vice terão vagas garantidas nas seguintes competições nacionais:
👉 Copa do Brasil 2027;
👉 Copa do Nordeste 2027;
👉 Série D 2027.
Caso um ou ambos já tenham vaga assegurada na Copa do Brasil ou na Série D por outros critérios, as vagas remanescentes serão destinadas aos demais clubes, respeitando a ordem da classificação final do Alagoano 2026.
Cada equipe pode inscrever até 50 jogadores, sendo 33 profissionais e o restante da base.
As inscrições podem ser feitas até a véspera da última rodada da primeira fase, desde que o contrato esteja publicado no BID da CBF.
É obrigatório levar ao menos 18 atletas para cada partida. O descumprimento resulta em eliminação automática.
Após o prazo, só terão condição de jogo atletas com contrato publicado por renovação, prorrogação ou remoção de categoria dentro do próprio clube. Jogadores que retornarem de empréstimo a partir do início da 7ª rodada não poderão atuar.
É proibido um atleta sair de um clube participante do estadual para outro dentro da mesma competição. A exceção é para o jogador que apenas assinou súmula como substituto e não entrou em campo.
Estão mantidas as cinco substituições durante a partida, distribuídas em até três paradas por equipe. Trocas feitas no intervalo não contam para esse limite de paradas.
👉 cartões zeram ao fim da primeira fase, mas suspensões seguem para o jogo seguinte;
👉 o mandante que prejudicar deliberadamente o gramado após vistoria pode ser multado em R$ 20 mil e denunciado ao TJD/AL;
👉 mudanças na tabela só valem se publicadas com pelo menos cinco dias de antecedência;
👉 clubes e atletas precisam respeitar intervalo mínimo de 60 horas entre jogos (podendo cair para 48h em ajustes de calendário);
👉 membro de comissão técnica expulso cumpre suspensão automática na partida seguinte;
A escala de arbitragem é definida pela Diretoria de Arbitragem da FAF. Os clubes podem solicitar árbitros da CBF, desde que façam o pedido oficialmente, dentro do prazo, e assumam os custos.
Ainda não há definição sobre o uso do VAR no Alagoano 2026. O recurso poderá ser implementado ao longo da primeira fase ou apenas nas fases finais, caso a diretoria de arbitragem confirme condições técnicas e operacionais.
Também foi definido o valor mínimo e máximo dos ingressos para as partidas, não levando em consideração às meia-entradas. Assim:
👉 Arquibancadas:
👉 Cadeiras:
Há novidades para os torcedores dos clubes envolvidos em relação às regras e limitações. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado entre o Ministério Público e os times ainda em dezembro.
Entre as novidades, apenas torcedores cadastrados por reconhecimento facial poderão entrar nos estádios. Também haverá revista dupla nas rampas de acesso.
Segundo o Ministério Público, a medida responde a ocorrências frequentes de entrada de drogas nos jogos. Para reforçar a segurança, haverá policiamento ampliado e cães farejadores.
Abaixo, confira um resumo das principais regras divulgadas pelo MP:
👉 entrada somente com reconhecimento facial;
👉 revista dupla no acesso aos estádios;
👉 distribuição de guarnições entre torcedores, incluindo cães farejadores;
👉 proibição de torcidas organizadas de usar uniforme de times de fora no Rei Pelé e dar suporte a torcidas aliadas;
👉 torcedores de CRB e CSA só poderão ir ao estádio em dias de jogos de seus times;
👉 em dias de clássico, apenas a sede do clube mandante será aberta, e nenhum clube poderá realizar eventos.
CRB
O CRB manteve o técnico Eduardo Barroca e reformula o elenco para buscar o inédito penta. Saíram nomes como Luis Segovia, Gegê, Meritão e Breno Herculano. Chegaram, entre outros, Hereda, Pedro Castro, João Neto e Guilherme Pato.
Os jogadores iniciaram a pré-temporada no dia 26 de dezembro, no CT Ninho do Galo, para exames médicos e físicos. O retorno definitivo está programado para esta sexta-feira (02).
CSA
O CSA chega cercado de incertezas. Depois do rebaixamento à Série D e da crise administrativa, Robson Rodas assumiu o clube até 2027.
No futebol, Carlos Bonatelli virou executivo e trouxe o técnico Itamar Schülle, campeão do acesso com o Retrô em 2024. O elenco foi praticamente reformulado, mais de 20 reforços, com poucas permanências, como Ciel e Robinho.
ASA
Dico Woolley assumiu o ASA e iniciou a pré-temporada ainda em novembro. O time vem alternando testes e ajustes. No jogo-treino contra o Retrô, perdeu por 2 a 0 após trocar toda a base no segundo tempo, mas o técnico avaliou o desempenho como positivo.
"Quem assistiu pôde ver que tivemos várias chances. Não tenho dúvidas de que saímos ainda mais preparados para os próximos desafios e para a estreia da competição [Alagoano]. Pelo rendimento e pelo nível do confronto que tivemos hoje, estou bastante satisfeito."
O time volta a mais uma rodada de testes contra o Guarani-SE, no dia 3 de janeiro. A base deve ser a mesma que empatava contra o Retrô: Cris; Paulinho, Cristian Lucca, Jan Pieter e Arthurzinho; Allef, Sammuel e Higor Leite; Keliton, Gustavo Ramos e Junior Viçosa.
CORURIPE
O Coruripe vem sob o comando do novo técnico Bebeto Moraes. Desde o início de dezembro, o time vem sendo treinado em jogos-testes.
No primeiro dos dois amistosos contra o Sergipe, quando empatou sem gols no Gerson Amaral, o time apresentou a seguinte base: Allan Roden; Mathaus, João Vítor, Jair Amaral e Hélio Júnior; Jair Amaral, Cleyton, Gaspar e Aurélio; Guimarães e Afonso.
CSE
À frente do CSE, o técnico Adriano Rodrigues, que comandava o sub-20 do CSA na temporada passada, conta com um plantel que reúne nomes experientes do futebol, incluindo o zagueiro Rafael Vaz (ex-Flamengo e Vasco) e os meio-campistas Bustamante e Michel Douglas, ambos com passagem pelo CSA.
No dia 23 de dezembro, o CSE recebeu o Falcon no Estádio Juca Sampaio e ficou no 0 a 0. Adriano Rodrigues escalou a equipe da seguinte forma: Dida; Geovânio, Eduardo, Rafael e Carlos; Celestino, Claudevan e Bustamante; Tarcísio, Pedro Júnior e Michel Douglas.
MURICI
Pouco se sabe sobre como o Murici Sport Clube chega para o Campeonato Alagoano. O time foi criado no ano passado a partir de uma fusão com o Guarani Alagoano, vice-campeão da Segunda Divisão, e ocupa a vaga do antigo Murici Futebol Clube, que desistiu de participar do estadual.
O técnico é Gabriel Teixeira, filho de Celso Teixeira, que desde que assumiu tem indicado reforços e acompanhado de perto os jovens do elenco.
Em um teste recente contra o sub-20 do CSA, o grupo principal do Alviverde não entrou em campo.
PENEDENSE
O Penedense tenta repetir o bom 2025, quando foi semifinalista e garantiu vaga na Copa do Brasil. Para isso, apostou no técnico Alyson Dantas e na experiência de Didira, 37. Até o final de dezembro, a folha beirava os R$ 160 mil.
CRUZEIRO
Recém-chegado à elite do estadual com o título da Segunda Divisão, o Cruzeiro de Arapiraca também vem com novo treinador. O comando está com Humberto, ex-CSE.
Em um jogo-treino contra o Club TP Futebol, da mesma cidade, o time venceu por 3 a 1 com a seguinte formação: Wendel; Souza, Isaac, Gustavo e Mel; Peppa, Henrique e Ruan; Hanry, Pablo e Leandro.
Pelo segundo ano consecutivo, a casa do Campeonato Alagoano será o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM). Em 2025, a transmissão uniu um time de profissionais experientes à emoção que o torcedor gosta. Para 2026, a expectativa é ainda maior.
As partidas exibidas pela TV Pajuçara/RECORD seguem marcadas para os sábados, às 16h (de Brasília).
E o clima do jogo começa bem antes do apito inicial. A partir das 14h, o Arena PFC, apresentado por Bruno Protásio direto do Rei Pelé, abre a rodada com informação, bastidores e tudo que envolve o futebol alagoano.
Na sequência, vem o pré-jogo: a narração fica com César Pita, o Amigão da Galera, e os comentários com Paulo Victor Malta. A dupla acompanha a chegada das equipes, a movimentação dos torcedores e analisa a partida com o apoio de novos recursos tecnológicos.
Em campo, a reportagem terá a dobradinha Bruno Protásio e Leandro Santiago, responsáveis por trazer bastidores, entrevistas e o que não aparece de imediato nas quatro linhas.
E a cobertura vai além. O torcedor acompanha o mercado da bola e o pré e pós-jogo também no TNH1 e na Pajuçara FM, ampliando a experiência durante todo o campeonato.
"É um produto no qual apostamos muito. Hoje, temos ferramentas que avaliam o impacto em tempo real, então não tem achismo: está comprovado que a transmissão do futebol aumenta consideravelmente a audiência durante toda a faixa horária. É um crescimento muito expressivo e que nos estimula a seguir aperfeiçoando a dinâmica da transmissão, ampliando o sinal e reforçando a cobertura no digital, com o nosso TNH1 e redes sociais", destacou Leonardo Sampaio, o diretor-executivo do PSCOM.
"É uma entrega muito maior que só a TV: tem rádio, tem portal, tem todo o PSCOM. Para a gente, é super relevante fazer parte disso. Hoje, estamos aqui planejando e entendendo como entregar algo ainda melhor para o torcedor que acompanha de casa e para o anunciante que investe no campeonato", afirma o presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Felipe Feijó.
LEIA MAIS