Guia orienta retorno seguro às aulas presenciais em Maceió

Publicado em 04/08/2021, às 15h43
Thiago Guimarães / Ascom Semed -

Ascom Semed

As aulas híbridas iniciam no dia 23 de agosto e a Prefeitura está preparada para garantir a segurança necessária para os alunos e profissionais da educação. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), construiu o Guia Orientador de Protocolos para as Unidades de Ensino da Rede Pública de Maceió, com orientações sanitárias e pedagógicas para um regresso seguro às aulas.

LEIA TAMBÉM

O documento apresenta aspectos gerais a serem considerados acerca da execução do retorno, apontando providências como elaboração de planos de ação e descrição de protocolo de segurança sanitária, bem como planejamentos específicos, considerando a avaliação diagnóstica e a recuperação das aprendizagens nas etapas e modalidades educacionais. 

“O guia é um documento extenso e abrange todas as orientações envolvendo o processo de retorno seguro, equilibrado e com todas as condições práticas necessárias. Além do guia, há um conjunto de conteúdos orientados às especificidades de cada modalidade de ensino: Infantil, Fundamental e Jovens, Adultos e Idosos”, explica o secretário de Educação, Elder Maia.

Além de apontar as orientações gerais aos gestores escolares, o guia de retorno traz uma contextualização do cenário atual, com fundamentação pedagógica e legal,  reportando-se em relação ao ensino híbrido. Isso envolve orientações para a preparação do ambiente escolar, adequação dos espaços e das rotinas, acesso à unidade de ensino, distribuição da alimentação escolar e como devem ser organizados todos os espaços da unidade escolar.

Paralelo à execução das orientações do guia, também haverá um acompanhamento por parte da Secretaria de Educação. Segundo a diretora de Gestão Educacional, Maria José Alves Costa, através do processo de checklist, será possível compreender e conduzir melhor as ações de retorno as aulas.

“O guia orientador reorça a necessidade de uma avaliação e o acompanhamento das medidas e ações realizadas pela rede municipal. Então, paralelo a esse guia e o retorno às atividades presenciais, as escolas também seguirão um checklist facilitador de acompanhamento das ações efetivadas”, disse a diretora.

Aulas híbridas

No retorno às aulas, a aprendizagem continua sendo mediada pelos professores, mantendo-se a estrutura tradicional da sala de aula (em espaços e horários pré fixados), e potencializando com a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação para a realização de atividades tanto síncronas quanto assíncronas.

Os momentos presenciais serão escalonados, reduzindo o número de estudantes nas salas de aula em 50%, ou menos, conforme a realidade de cada instituição. As medidas visam garantir o distanciamento mínimo de um metro e meio, com base nas orientações do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Sociedade Brasileira de Pediatria e as recomendações locais. O uso de máscara de proteção facial também será obrigatório. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário Justiça reconhece competência do Estado e veta atos da Prefeitura contra totens de segurança