Halo solar chama atenção nos céus de Belém; entenda

Publicado em 15/01/2022, às 17h54
Reprodução -

O Liberal

Um fenômeno ótico natural ocorrido no final da manhã deste sábado (15) chamou a atenção de algumas pessoas na Grande Belém. Conhecido como halo solar (ou auréola solar, em português), o episódio se manifesta como um círculo brilhante ao redor do Sol. Embora seja mais comum em lugares frios como a Rússia, a Antártica ou o norte da Escandinávia, ele pode ocorrer em outros lugares desde que haja as condições adequadas para sua formação.

LEIA TAMBÉM

O halo solar é formado por partículas de gelo que estão em suspensão na parte mais alta da troposfera, geralmente em nuvens do tipo cirrus, que surgem quando as temperaturas estão mais baixas. Quando a luz do sol incide sobre essas partículas há uma refração da luz que torna todo o espectro de cores (semelhante ao de um arco-íris) visível ao redor do Sol. Daí também porque o fenômeno é chamado de arco-íris circular.

Vários internautas registraram o fenômeno que pode ser observado hoje em toda a Região Metropolitana de Belém. Algo semelhante foi visto no último dia 13 em Recife (PE) e também em cidades da Zona da Mata e do Agreste do estado.

Fenômeno Hallo Solar agora em Belém. #plantao pic.twitter.com/6I5H3VMwsG

— christianemanoel (@christianPA) January 15, 2022
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresário assassinado tinha acabado de descobrir que seria pai Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira Novas regras para horários de entrada e saída de hotéis já estão valendo; veja o que mudou CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria e texto vai ao plenário