Hand Talk: o conteúdo do PSCom traduzido em libras no Portal TNH1

Publicado em 25/08/2016, às 20h02

Redação

Carregando o pioneirismo de ser o primeiro portal de notícias do Brasil a contar com uma ferramenta de tradução do noticiário para Libras, a Língua Brasileira de Sinais, o portal TNH1 ganhou novo layout, mas o Hugo, o mascote do Hand Talk, continua oferecendo a tradução para os surdos, problema que atinge 5% da população brasileira.

LEIA TAMBÉM

Com o Hugo, o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCom), por meio do TNH1, que recebeu o selo de "Site amigo do surdo", possibilita que uma parcela considerável da população possa ter acesso ao noticiário local, nacional e internacional, disponibilizado diariamente em diversas plataformas. 

O aplicativo, desenvolvido por alagoanos e premiado mundo afora, inclusive pela ONU, pode ser acessado no TNH1 clicando-se no símbolo de libras, localizado na lateral direita de tela. 

ACESSIBILIDADE

O gerente executivo de negócios online do TNH1, Anthony Campos, destaca a importância da ferramenta para a inclusão de deficientes auditivos ao possibilitar um canal adequado de acesso à informação. 

“Essa associação possibilita colocar para os internautas da comunidade de surdos o maior conteúdo de Alagoas e lhes assegura acompanhar de forma fácil as notícias que são publicadas pelo TNH1”, avalia Campos.

55 MIL TRADUÇÕES POR MÊS

O alcance do Hand Talk só cresce. São 55 mil traduções por mês feitas mensalmente. "O TNH1 é pioneiro entre os sites de notícias do país. O Hand Talk tem uma aplicação muito importante, possibilitando que o noticiário seja acessível para uma população de surdos que hoje chega a 5% em todo o país", afirma Ronaldo Tenório, sócio criador do aplicativo junto com os também alagoanos Carlos Wanderlan e Thadeu Luz.

SAIBA MAIS SOBRE HAND TALK

Liderada por um simpático intérprete 3D, o Hugo, a Hand Talk possui um aplicativo que faz a tradução automática de texto e voz para Língua Brasileira de Sinais (a Libras) e oferece soluções empresariais de acessibilidade para surdos em sites.

O reconhecimento da solução como inovadora e acessível veio de várias partes do Brasil e do Mundo. Foram dezenas de prêmios, dentre eles o de Melhor Aplicativo Social do Mundo em 2013, entregue pela ONU - Organização das Nações Unidas, no prêmio World Summit Mobile Award, em Abu-Dhabi. Na ocasião, a Hand Talk concorreu com cerca de 15.000 aplicativos de mais de 100 países. 

Além dos prêmios, a startup também contou com ajuda de mentorias e acelerações de várias organizações no Brasil e Estados Unidos, como a Artemisia, o Instituto Quintessa, o Inovativa Brasil e a Launchpad Accelerator - a aceleradora de Startups do Google.

Para saber mais, acesse a página oficial da Hand Talk.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades