Hanseníase é tema de audiência pública nesta quinta-feira

Publicado em 01/05/2019, às 20h52
Pexels -

Assessoria / Câmara de Vereadores

Manchas brancas ou avermelhadas na pele, perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato, sensação de formigamento, fisgadas ou dormências nas extremidades são os principais sintomas da Hanseníase, doença infectocontagiosa mais antiga do mundo e que já atingiu milhares de brasileiros. A patologia será tema de audiência pública na Câmara Municipal de Maceió na próxima quinta-feira (2), a partir das 9h, no Plenário Silvânio Barbosa, em Jaraguá. A discussão é de autoria da vereadora Ana Hora (PSD).

LEIA TAMBÉM

Somente em Alagoas, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) registrou 334 casos da doença em 2018, sendo maior que do ano anterior – onde foram contabilizados 307.  A propositora da audiência destaca a importância da realização do debate sobre o assunto que ainda é desconhecido por muitos.

“A hanseníase é uma doença milenar, mais conhecida como lepra. Antigamente as pessoas que eram afetadas por esse problema precisavam ser excluídas da sociedade e até hoje ainda existe preconceito. A doença aparece como uma manchinha e muitos acabam confundindo com um simples pano branco. Por isso, devemos falar sobre o assunto para que as pessoas tenham um olhar mais atento à sua pele”.

Para a sessão pública foram convidados o Ministério Público Estadual (MPE/AL), as deputadas estadual e federal Jó Pereira (MDB) e Tereza Nelma (PSDB), as Secretarias de Saúde do município e do Estado e o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados