Heineken muda fórmula da cerveja no Brasil e não avisa aos consumidores

Publicado em 03/06/2024, às 12h37
Pexels -

João Victor Souza

Você sabia que há pelo menos três anos a sede brasileira da Heineken alterou a fórmula original que consagrou a cerveja em todo o mundo? E a mudança foi feita sem comunicar aos clientes? Pois é, a fórmula da "verdinha", divulgada em toda a publicidade da cervejaria, determina que a bebida seja produzida em 28 dias. Mas, documentos obtidos pela coluna do jornalista Guilherme Amado apontam que, desde 2021, a cerveja vem sendo produzida também em 21 e 23 dias.

LEIA TAMBÉM

A Heineken já respondeu à divulgação do documento e destacou que a produção “sempre foi de no mínimo 21 dias", argumento diferente do escolhido pela comunicação institucional. O posicionamento da empresa também contrasta com os testes feitos pela cervejaria, para a avaliação do impacto que a redução teria no sabor final da bebida.

"A fórmula original de produção da Heineken tem como requisito a duração de 28 dias. O tempo do enchimento do tanque leva entre 12 e 24 horas e o tempo de fermentação principal tem entre sete e oito dias. O tempo de armazenamento para atingir o número específico de diacetil da fórmula dura em torno de seis a oito dias. O diacetil é um aromatizante produzido na fermentação, presente em cervejas, vinhos e iogurtes, entre outros produtos", explicou o jornalista em sua coluna no site Metrópoles..

Ainda segundo a receita original, após armazenamento, o tempo total de fermentação e maturação deveria ser maior ou igual a 14 dias. O corte de sete dias foi feito na última etapa, durante a maturação do fermento, que deveria durar de seis a oito dias.

"Funcionários que trabalharam na Heineken, ouvidos pelo jornalista Guilherme Amado, sob a condição de anonimato, afirmaram que a série de testes para a mudança da fórmula original da Heineken no Brasil começou há pelo menos três anos, com o objetivo de suprir a demanda por cerveja no país. Inicialmente, houve uma diminuição de cinco dias na produção, de 28 para 23 dias. Depois, a Heineken começou a ser produzida em 21 dias, sete a menos do que a fórmula original prevê", destacou Amado.

A Heineken afirma, no site oficial, que a cerveja é produzida da mesma forma desde 1873, quando teve a primeira fabricação. A empresa menciona também que a bebida demora 28 dias para ficar pronta. Não havia menção às mudanças feitas no Brasil.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresário assassinado tinha acabado de descobrir que seria pai Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira Novas regras para horários de entrada e saída de hotéis já estão valendo; veja o que mudou CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria e texto vai ao plenário