Heineken retira comercial do ar após acusação de racismo

Publicado em 28/03/2018, às 18h57

Redação


LEIA TAMBÉM

A Heineken tirou do ar nesta terça-feira um vídeo de anúncio da versão light da cerveja da marca após acusações de que a propaganda seria racista. O comercial do produto foi alvo de críticas dos consumidores em redes sociais  (veja vídeo abaixo).

O anúncio mostra um barman enviando uma garrafa de cerveja a uma cliente que ele vê através de binóculos. Ele faz a bebida chegar até a mulher fazendo-a deslizar em cima do balcão. No trajeto, são mostradas, em sua maioria, pessoas negras.

O que causou a fúria dos consumidores é o slogan usado na campanha, que aparece logo após a cena. A frase é “Sometimes, lighter is better” . “Lighter” pode ser traduzido tanto como “mais leve” como “mais claro”. Dessa forma, o texto pode dizer tanto “algumas vezes, mais leve é melhor” quanto “algumas vezes, mais claro é melhor”.

Um dos críticos foi o rapper americano Chance The Rapper, que comentou o assunto em seu Twitter – ele tem 7,6 milhões de seguidores. O músico criticou o vídeo e disse suspeitar que ele tenha sido feito dessa forma intencionalmente. “Acho que algumas empresas estão divulgando propagandas visivelmente racistas para que consigam mais visualizações”, escreveu.


<twitterwidget class="twitter-tweet twitter-tweet-rendered" id="twitter-widget-0" data-tweet-id="978078809995046912" style="border: 0px; margin-top: 10px; margin-bottom: 10px; padding: 0px; box-sizing: border-box; list-style: none; outline: 0px; max-width: 100%; position: static; visibility: visible; display: block; transform: rotate(0deg); width: 500px; min-width: 220px; margin-right: auto !important; margin-left: auto !important;">

I think some companies are purposely putting out noticably racist ads so they can get more views. And that shit racist/bogus so I guess I shouldn’t help by posting about it. But I gotta just say tho. The “sometimes lighter is better” Hienekin commercial is terribly racist omg

</twitterwidget>



Procurada, a empresa disse que o slogan faz referência aos benefícios da cerveja em si e ao fato de ter poucas calorias. “A Heineken reforça que não teve a intenção de causar  desconforto aos seus consumidores em nenhum momento”, diz trecho da nota.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer